O desembargador Cláudio Costa foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em votação realizada na tarde de hoje, 22. Ele sucederá o desembargador Sérgio Resende, que se aposenta em junho. Dos 117 desembargadores presentes, 74 votaram em Cláudio Costa e 40 em Roney Oliveira, sendo registrados apenas três votos nulos.
O Tribunal Pleno também elegeu os três vice-presidentes, que tomam posse em março para um mandato de dois anos. Foram eleitos os desembargadores Carreira Machado (1º vice-presidente), Joaquim Herculano Rodrigues (2º vice-presidente) e Márcia Milanez (3ª vice-presidente).
Corregedoria
Ainda foram eleitos os desembargadores Alvim Soares, como corregedor-geral de Justiça, e Luiz Audebert Delage Filho, como vice-corregedor. Eles tomam posse no próximo mês de julho, também para um mandato de dois anos.
Trajetórias
Cláudio Costa
Cláudio Renato dos Santos Costa, natural de Sabará (MG), é desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais desde 1991. É formado em Direito pela PUC/MG. Atuou como advogado de 1970 até 1980, quando ingressou no Tribunal de Alçada. Entre 1986 e 1988, foi presidente do extinto Tribunal de Alçada. Foi também presidente do TRE-MG e 1º vice-presidente do TJMG.
Carreira Machado
Nascido na cidade de Pitangui, o desembargador Mário Lúcio Carreira Machado graudou-se em Direito pela Faculdade Mineira de Direito, em 1968. Em 1976, ingressou na magistratura mineira atuando nas comarcas de Presidente Olegário, Ibiá, Barbacena e Belo Horizonte. Chegou ao TJMG em abril de 1998. Foi designado 3º Vice-Presidente do TJMG, entre março de 2005 e janeiro de 2006 e reempossado em março de 2006.
Joaquim Herculano
O desembargador Joaquim Herculano Rodrigues é natural de Abre Campo. Graudou-se em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1971. Ingressou na magistratura em 1976 e passou pelas comarcas de Tarumirim, João Pinheiro, Carangola e Belo Horizonte. Em 1997, foi presidente do Tribunal de Alçada e, em dezembro, do mesmo ano chegou ao TJMG. Em 2006, ocupou o cargo de vice-presidente e corregedor do TRE/MG. Foi vice-presidente da Amagis nos anos de 95 a 97, e nos anos de 2003 e 2004.
Márcia Milanez
A desembargadora Márcia Maria Milanez é natural de Belo Horizonte. Formou-se em Direito Pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1970. Foi advogada militante nas comarcas de Mesquita e Coronel Fabriciano. Ingressou no Ministério Público em 1978, atuando na comarca de Mesquita. Foi ainda procuradora de justiça e professora da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce. Tomou posse como desembargadora do TJMG em 2001.
Alvim Soares
Natural de Mar de Espanha, o desembargador Antônio Marcos Alvim Soares graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1969. Ingressou na magistratura e atuou nas comarcas de Açucena, Ipanema, Muriaé e Belo Horizonte, passando pelo TRE e Tribunal de Alçada, onde foi vice-presidente. Desde 2001, ocupa o cargo de desembargador no TJMG. Em 2008, foi eleito vice-corregedor de Justiça.
Audebert Delage
O desembargador Luiz Audebert Delage Filho nasceu em Juiz de Fora. Formou-se pela Universidade Federal de Juiz de Fora e assumiu seu primeiro cargo público como delegado de polícia, em Uberaba. Ingressou na magistratura em 1979 e passou pelas comarcas de Tarumirim, Ipanema, Pirapora e Belo Horizonte. Foi promovido a desembargador em 2002. É vice-presidente Financeiro da Amagis.
- Institucional
- Histórico
- Diretoria
- Presidente
- Vice-Presidente Administrativo
- Vice-Presidente Financeira
- Vice-Presidente de Saúde
- Vice-Presidente de Aposentados e Pensionistas
- Vice-Presidente de Interior
- Vice-presidente Sociocultural-Esportivo
- Diretora-Secretária
- Diretor-Subsecretário
- Diretores
- Ouvidor
- Coordenadoria Amagis Mulheres
- Conselho Deliberativo
- Conselho Gestor de Saúde
- Coordenadores Regionais
- Diretores das Seccionais
- Coordenadores Colônias de Férias
- Coordenadoria de Aposentados e Pensionistas
- Coord. de Assuntos Legislativos e Remuneratórios
- Coordenadoria de Defesa das Prerrogativas
- Coordenadoria de Infância e Juventude
- Coordenadoria de Política de Proteção e Apoio à Pessoa com Deficiência
- Coordenadoria de Segurança da Amagis
- Comissões
- Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial
- Memorial da Amagis
- Escola da Amagis - Emajs
- Nutris e NAC
- Sede da Amagis
- Estatuto
- Convênios
- Amagis Mulheres
- Times de Futebol da Amagis
- Encontro da Magistratura Mineira
- Feira de Natal
- Eleição Amagis Triênio 2025-2027
- Comunicação
- Revista Decisão
- Revista MagisCultura
- Cartilha 'Desvendando o Autismo'
- Livro - Quatro Romances de Godofredo Rangel
- Livro "Memórias do Juiz mais antigo do Brasil" - Hermenegildo de Barros
- Cartilha de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados
- Prêmio Amagis de Jornalismo
- Informativo Prestando Contas
- Publicações
- Jornal Decisão
- Informativo Saúde
- Notícias
- Amagis na Imprensa
- Programas de TV
- Vídeos
- Revista Magiscultura
- Revista AMAGIS Jurídica
- Homenagens
- Artigos
- Sentenças
- Discursos
- Curadoria - Livros e Filmes
- Turmas da Magistratura Mineira
- Comunicação
- LODJ
- Comunicação
- Colônias de Férias
- Serviços
- Amagis Saúde
- Ouvidoria
- Fale conosco