A ministra Ellen Gracie tomou posse nesta terça-feira (20) como ministra substituta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na vaga aberta com o falecimento do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, ocorrida no começo de setembro. Ellen Gracie integrou o TSE de 2001 a 2004. A ministra presidiu o STF e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2006-2008. A solenidade de posse ocorreu no gabinete da Presidência do TSE.

Em fevereiro de 2003, a ministra assumiu a vice-presidência do TSE, deixando a Corte em junho de 2004 para assumir a vice-presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, lembrou que a ministra Ellen Gracie foi a primeira mulher a assumir uma das cadeiras do STF e a presidir a mais alta Corte de Justiça do País, no período de 2006 a 2008.

“A ministra Ellen Gracie ocupou cargos da mais alta representatividade. Atualmente ocupa o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. A ministra traz , portanto, para o TSE uma inteligência fulgurante, uma experiência riquíssima e uma devoção à causa pública que salta aos olhos”, destacou Ayres Britto.

Ellen Gracie ressaltou em seu pronunciamento, após assinar o termo de posse, a sua alegria em voltar ”a essa grande equipe (da Justiça Eleitoral)”.

A ministra lembrou que, em sua passagem anterior pelo TSE como integrante efetiva, foi encarregada pela presidência do TSE na época de mostrar em encontros e seminários externos a inovação da urna eletrônica brasileira em países como México, Índia e Inglaterra.

“Demonstramos os resultados inacreditáveis de um País, na época com 124 milhões de eleitores, que conseguia eleger e apurar a eleição presidencial em apenas cinco horas”, destacou.

Ellen Gracie lembrou que o dia das eleições no Brasil é um dia de festa da cidadania.

“E é um dia de festa proporcionado por esta grande entidade, formada por nós todos. Desde os ministros desta Corte até o mesário lá no interior. Essa grande equipe que forma a Justiça Eleitoral é responsável pelo Brasil ter se tornado uma democracia verdadeira”, disse a ministra.

Compareceram à solenidade de posse da ministra o presidente do Senado Federal e ex-presidente da República, José Sarney, os presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), César Asfor Rocha, do Superior Tribunal Militar (STM), Carlos Alberto Marques Soares, o procurador-geral eleitoral, Roberto Gurgel, ministros do TSE, ex-ministros da Corte, juristas e advogados.

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Ellen Gracie Northfleet foi empossada no cargo de ministra do STF em 14 de dezembro de 2000 como a primeira mulher a integrar a Corte. Também foi a primeira mulher a presidir o STF de 2006 a 2008. A ministra integrou o TSE como ministra substituta (fevereiro a junho de 2001) e como membro efetivo (junho de 2001 a junho de 2003). Em fevereiro de 2003, a ministra assumiu a vice-presidência do TSE.

Fonte: TSE