O diretor-geral da Emajs, desembargador Kildare Carvalho e o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani, e o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, assinaram termo de Cooperação Técnica entre a Escola Judicial e a Escola Superior da Magistratura. A solenidade foi realizada na sede do Tribunal de Justiça. Também assinou o termo o presidente da Associação Mantenedora da Emajs, desembargador Baía Borges.
O convênio visa promover o aperfeiçoamento contínuo, fortalecimento e disseminação do conhecimento jurídico entre magistradas e magistrados mineiros, por meio de uma parceria que fomenta o intercâmbio de experiências acadêmicas e científicas. Além disso, a iniciativa reforça a interrelação entre o TJMG e a Amagis, ampliando a oferta de programas, palestras e cursos de capacitação profissional.
Ao formalizar o acordo, o desembargador Saulo Versiani destacou a importância da aproximação da Escola Judicial com os magistrados de todo o Estado e a contribuição significativa que a Emajs pode oferecer. “Minas Gerais tem sua regionalidade e é fundamental a aproximação, cada vez maior, da Ejef com os magistrados. A Amagis e a Emajs possuem essa expertise e, portanto, facilitarão essa interlocução. Por meio da parceria assinada hoje, iremos desenvolver eventos e ações educativas em todo o Estado”, afirmou o superintendente.
Para o diretor-geral da Emajs, desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, a parceria é muito bem-vinda e contribuirá significativamente com os projetos da Escola associativa. “A Emajs e a Ejef caminham juntas, para somar. Ficamos muito satisfeitos e honrados com a abertura do desembargador Saulo Versiani em viabilizar essa parceria.”
O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, celebrou a assinatura do termo e ressaltou a importância do gesto do desembargador Saulo Versiani em concretizar a parceria entre as Escolas o que, segundo o presidente, representa um passo significativo para a qualificação dos magistrados mineiros. “A Escola Judicial sempre foi parceira da Amagis e da Emajs e, hoje, com a assinatura deste convênio, nossa parceria foi reforçada em prol da cultura do conhecimento. A Emajs complementa as ações da Ejef e vice-versa, sempre promovendo o melhor para os magistrados mineiros. Este é um grande momento que celebro com muita alegria”, declarou o presidente.
O superintendente-adjunto da 2ª vice-presidência do TJMG, desembargador Maurício Pinto Ferreira, ressaltou que o convênio simboliza um marco para a educação dos magistrados. “A parceria assinada aqui representa a união de esforços entre a Escola Judicial e a Escola Superior da Magistratura, que agora fica concretizada e eternizada, possibilitando o desenvolvimento e a oferta de ações educacionais e de cursos, não só jurídicos, para magistrados e magistradas da ativa e da inativa. Hoje é um dia histórico.”
Também participaram do evento a vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto; o juiz auxiliar da 2º vice-presidência, Thiago Gandra; coordenador Acadêmico-Geral da Emajs e ouvidor da Amagis, juiz Auro Aparecido Maia; o conselheiro da Emajs, desembargador Henrique Abi-Ackel e o desembargador Newton Teixeira de Carvalho, e assessores da Ejef.