Teve início na noite desta segunda-feira, 18 de setembro, o curso sobre Retórica e Argumentação, promovido pela Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs). 

A aula inaugural do curso, que acontece, nas modalidades presencial e virtual, foi ministrada a partira do auditório da Amagis, em Belo Horizonte, sendo transmitido para os inscritos ao vivo pelo site da Emajs.

Na abertura, o presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, falou do privilégio em receber todos os presentes na Amagis, cumprimentando também os alunos que participam de maneira virtual. O magistrado falou do entusiasmo de dar início ao primeiro curso da Escola, que representa um marco significativo na jornada associativa e é resultado de esforço conjunto na busca da excelência na formação de associados, familiares e o público em geral. “Este é um momento histórico para todos nós. O primeiro curso da nossa Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva é resultado de uma visão coletiva e um esforço conjunto daqueles que acreditam que por meio da educação e da troca de experiências podemos fortalecer ainda mais o Judiciário e garantir uma Justiça mais justa e eficaz”, disse o presidente, fazendo um agradecimento especial ao desembargador Tiago Pinto, idealizador do curso. “Minha gratidão ao desembargador Tiago Pinto e a todos aqueles que o apoiaram desde o primeiro momento”.

O diretor-geral da Emajs, desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, manifestou sua satisfação em abrir o primeiro curso da Emajs com o tema Retórica e Argumentação. “A retórica é vista como a base da discussão e das deliberações humanas tão necessárias no momento atual”, afirmou o magistrado agradecendo a presença de todos e passando a palavra ao professor Wander Emediato.

 

O curso será realizado em três módulos pelo professor da UFMG Wander Emediato, que é graduado em Letras e doutor em Ciências da Linguagem. Ele falou da alegria em ministrar o curso na Emajs e agradeceu as diretorias das Amagis e da Escola pela oportunidade.

No início da aula do primeiro módulo, Wander Emediato apresentou uma instrução e problematização sobre as questões relacionadas à argumentação. Ele falou sobre o pensamento, o que é e como funciona. Falou sobre situações de argumentação e explicou que existem três formas de pensar a argumentação, que pode ser de pensamento, de discurso ou de língua. “Essas três dimensões podem ser integradas”, disse.

Em seguida, ele propôs uma reflexão aos alunos: Argumentar para quê e com quem?

O professor explicou que existem pessoas com as quais todo contato é indesejável. “Você conversa com quem você acha que deve e argumenta porque acha que deve argumentar. Existem pessoas com as quais você não tem interesses em falar, nem em argumentar”, disse.

Existem outras situações, continuou Emediato, como as pessoas com as quais não nos preocupamos em falar, outras com as quais não queremos discutir, mas nos limitamos a ordenar, e outras em que é essencial argumentar e defender nossos pontos de vista. “Não existe argumentação universal que serve e é eficaz em todas as situações. Então, não podemos buscar argumentos universais”, disse.

Curso

O curso Retórica e argumentação é composto de três módulos que se integram e se relacionam, seja historicamente, seja nos seus fundamentos. Cada módulo tem a sua autonomia e seus objetivos, mas eles se complementam e permitem compreender, juntos, os desenvolvimentos atuais dos estudos sobre argumentação. Por outro lado, os três módulos serão tratados com o mesmo objetivo central: compreender a retórica e a argumentação para iluminar a sua relevância para a democracia contemporânea, o exercício da cidadania e sua função nos discursos judiciários e políticos.

A próxima aula acontecerá nesta quarta-feira, 20 de setembro, das 19h à 21h30.

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