Teve início nesta segunda-feira, 23 de setembro, o curso Introdução a uma Teoria sobre Inovação Penal, ministrado pelo professor Álvaro Afonso Pena de Oliveira Pires, PhD em Criminologia. O curso realizado pela Emajs, em parceria com a Ejef, acontece até o dia 27 de setembro, de forma presencial, durante o período da manhã, no auditório da Amagis, em Belo Horizonte.
O diretor executivo da Emajs, o juiz Richardson Xavier Brant, agradeceu a generosidade do professor Álvaro Afonso Pena em aceitar o convite e destacou a importância de uma compreensão adequada da teoria sobre a racionalidade penal moderna, segundo ele, para que se possa humanizar o Direito, sobretudo o Direito penal. O magistrado agradeceu ainda as presenças do professor Fernando Jayme, representando a UFMG, e das desembargadoras Karin Emmerich e Mendonça, vice-corregedora-geral de Justiça do TJMG, e Hilda Teixeira da Costa.
O juiz Carlos Frederico Braga da Silva, falou sobre o curso e apresentou o professor Álvaro Afonso Pena de Oliveira Pires, com quem o magistrado já realizou PhD no Canadá. Segundo Carlos Frederico, em 2010, cerca de 200 magistrados brasileiros realizaram curso com o professor no Canadá, promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros e tiveram contato com a teoria da racionalidade penal moderna. O magistrado agradeceu a generosidade e a cultura do professor Álvaro e desejou um ótimo curso a todos.
Álvaro Afonso Pena de Oliveira Pires saudou a todos, agradecendo a Amagis e a Emajs pela oportunidade de estar em Minas Gerais para falar sobre o tema.