A Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs) lançou nesta sexta-feira, 14/7, seu site (emajs.com.br) e anunciou o curso: Retórica e Argumentação, com o professor Wander Emediato.

 

Durante a reunião, foram apresentadas as funcionalidades do site. Participaram do encontro, de forma presencial, o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, membro do Conselho Gestor da Escola; o diretor-geral da Emajs, desembargador Kildare Carvalho; o presidente da Associação Educacional mantenedora da Escola, desembargador Baía Borges; a vice-presidente da Associação mantenedora, juíza Fabiana Pásqua; o membro do Conselho Gestor, desembargador Antônio Armando dos Anjos; o vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis, desembargador Maurício Pinto Ferreira; e o conselheiro suplente do Conselho Fiscal da Emajs, juiz David Pinter Cardoso. De forma remota, participaram o diretor-executivo da Escola, juiz Richardson Brant; as conselheiras do Conselho Gestor da Emajs, juízas Mônica Silveira Vieira e Juliana Mendes Pedrosa; a conselheira do Conselho Fiscal, juíza Lucimeire Rocha; o professor Waldir de Pinho Veloso; e o consultor da Amagis, Gilmar Pedra.

No site da Emajs, além de poder ter informações e realizar inscrições nos cursos que serão oferecidos, o visitante poderá acessar bibliotecas digitais, jurisprudências, o Diário do Judiciário Eletrônico do TJMG, Jornal Minas Gerais e o Diário do Legislativo. O usuário também poderá acessar vídeos, fazer downloads de diversos livros, entre eles os oferecidos pela Amagis; ler a Revista Amagis Jurídica, além de notícias relacionadas à Escola. Os visitantes poderão também ter acesso e se inscrever no canal da Emajs no Youtube, onde serão publicados vídeos de palestras, cursos e demais produções e conteúdos da Escola.

 

O diretor-geral da Emajs, Kildare Carvalho, falou sobre a missão da Escola que, segundo ele, é fomentar o conhecimento cultural, ético e científico na formação continuada. “Vamos todos juntos participar deste que é um sonho da Magistratura mineira, a nossa Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva”, comemorou.

 

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos, falou da alegria em ver o resultado do empenho de todos na concretização da Emajs, “que chegou para somar e contribuir com a formação intelectual e continuada”. O magistrado destacou a importância da participação de todos na Escola. “Nossos colegas podem contribuir, inclusive, com sugestões de cursos e palestras sobre temas que têm interesse em se aprofundar. No próprio site, há um campo no qual o usuário pode enviar mensagem diretamente para Escola”, disse.

 

Ainda na reunião, Luiz Carlos informou aos presentes sobre parcerias que estão sendo fechadas com a Escola, com participação de instituições como Fundação Getúlio Vargas, Escola Nacional da Magistratura e Universidade de Sevilha.

 

O juiz Richardson Brant destacou a honra em ver a Escola dar mais um novo passo com o lançamento do site. Ele agradeceu a dedicação dos colegas, dos servidores e de todos os demais envolvidos e destacou parcerias que estão sendo firmadas entre a Emajs e as Universidades Fumec e Milton Campos para a realização de curso de mestrado. Em breve, serão divulgadas informações.

 

Além de cursos de mestrado, palestras e encontros, a Emajs irá oferecer ainda cursos livres, que poderão ser acessados na hora e dia em que o associado puder.

 Após o lançamento do site,  os magistrados visitaram as dependências física da Escola, que fica no 7º andar do prédio sede da Amagis.

 

Retórica e Argumentação

Durante o lançamento do site, foi anunciado ainda pela diretoria da Emajs o lançamento do curso Retórica e Argumentação, que será ministrado pelo professor da UFMG Wander Emediato.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

O curso será dividido em três módulos. As aulas serão presenciais, na sede da Amagis, com início em setembro.

Veja aqui a programação e faça sua inscrição.

No primeiro módulo, como explica o professor Wander Emediato, o objetivo é apresentar e discutir os fundamentos da retórica clássica, desde seu surgimento com os sofistas até a sistematização feita por Aristóteles na obra Retórica, contextualizando-os em questões contemporâneas relacionadas ao Judiciário, à política e à democracia.

 Assista abaixo:

 


Se a janela de vídeo não abrir, clique aqui.