Foi aberto na manhã desta sexta-feira, 12 de abril, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Judiciária -pessoas, eficiência e inovação, promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). A aula magna de abertura foi realizada pelo mestre e doutor em Direito, juiz Federal do Tribunal Federal da 5ª Região, do Rio Grande do Norte, Marco Bruno Miranda Clementino.

 

 

O diretor-executivo da Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva, Emajs, juiz convocado Richardson Xavier Brant, participou da da cerimônia, representou a Escola da Amagis e o presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos.

 

 

O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch, deu as boas-vindas ao professor Marco Bruno e destacou a importância da temática oferecida. “É necessário que tenhamos a compreensão de que nós, magistrados e servidores, trabalhamos na atividade fim. Mas passamos a metade do tempo trabalhando na gestão. E se não formos bons gestores, nossa atividade fim não terá resultados”, afirmou. De acordo com ele, é necessário trabalhar menos e produzir mais. “Quando trabalhamos muito e não produzimos, precisamos pensar: Onde minha gestão está errada?”. Para o superintendente da Ejef, quando o magistrado e o servidor sabem aplicar a gestão, seu trabalho fica em dia. “Esse é um trabalho constante para que possamos ter a capacidade de nos adequar às novas realidade”, disse.

 

 

A superintendente-adjunta da Ejef, desembargadora Lilian Maciel, falou da alegria em receber o professor na Escola Judicial para tratar de um tema tão importante e parabenizou a Escola Judicial, na pessoa do desembargador Renato Desch e do coordenador do curso e auxiliar da 2ª vice-presidência, juiz Carlos Márcio de Souza. “É importante sair da inércia e buscar o aprimoramento. Quando o juiz ou a juíza chegam à comarca com o respectivo escrivão, eles precisam ter o planejamento de gestão, estratégia, uma forma de planejar sua unidade judiciária. Fiquei muito feliz com o tema a ser tratado no curso”, disse. A diretora executiva de desenvolvimento de pessoas da Ejef, Ana Paula Andrade Prosdocimi da Silva, também participou da aula magna.

 

 

Gestão


Durante sua apresentação, com o tema “A metáfora do castelo e os princípios da inovação judicial”, o professor Marco Bruno agradeceu a oportunidade de estar no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, instituição que muito admira, para falar sobre gestão judiciário e inovação. “Para mim, estar aqui é uma honra e uma alegria muito grande”, afirmou.
O magistrado do Rio Grande do Norte falou sobre a estrutura da Justiça brasileira e sua autonomia de gestão, de acordo com ele prevista desde 1828. “Essa atribuição de gestão nos é muito cara porque ela nos ajuda a preservar nossa independência. Mas nós não temos formação para isso. E a gestão é uma parcela relevante daquilo que fazemos”, destacou ele ressaltando que não existe, na academia jurídica, preocupação com o tema. Marco Bruno falou ainda sobre o poder transformador da inovação tecnológica. De acordo com ele, ela pode transformar o Judiciário em algo ainda mais democrático.

 

 

A palestra foi transmitida ao vivo pelo canal da Ejef no Youtube. Clique aqui para assistir.


O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Judiciária – pessoas, eficiência e inovação tem a duração de quatro semestres e é direcionado a magistradas e magistrados, gestoras e gestores, assessoras e assessores, assistentes judiciários, servidoras e servidores do TJMG, e gestores e gestoras indicadas pela Rede de Escolas de Administração Pública. O objetivo do curso é capacitar os participantes a aplicarem, no cotidiano de trabalho, dimensões teóricas e práticas relativas á gestão, a partir de uma análise crítica e sistemática de sua realidade administrativa, buscando resultados efetivos para a instituição e para a sociedade.