O juiz Richardson Xavier Brant, diretor-executivo da Escola Judicial Desembargadora Jane Silva (Emajs) participou da abertura do Seminário Políticas Criminais de Drogas para o Século XXI - Repensando Soluções. O evento, realizado no auditório da Faculdade de Direito da UFMG nos dias 14 e 15 de setembro, foi organizado pela OAB-MG, em parceria com o Instituto de Ciências Penais (ICP), com a UFMG e apoio da Emajs.

Também participaram da solenidade de abertura a promotora de justiça, representando o ICP, Cristina Ferreira Labarrère Nascimento; a diretora de prevenção à criminalidade da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, Márcia Alves; o procurador Nacional Adjunto de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB, Marcos Aurélio de Souza Santos; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Durval Ângelo; o conselheiro Seccional da OAB-MG, Estevão Siqueira Nejm; e o chefe do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico, Thiago Lima Machado.

A palestra de abertura do evento ficou a cargo do presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo. O primeiro dia do Seminário contou também com palestra do juiz David Pinter Cardoso (TJMG) e da juíza aposentada do TJRJ, Maria Lúcia Karam.

No dia 15, foram realizados seis painéis e palestras de autoridades, entre elas o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Rogério Schietti Cruz e o desembargador Henrique Abi-Ackel Torres, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Durante a programação, promotores de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), especialistas e advogados criminalista e do Direito Penal abordaram temas como a política criminal de drogas, o encarceramento em massa, a política antidrogas como uma questão de saúde, o perfilamento racial e a guerra às drogas.