O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, a vice-presidente Administrativa, juíza Rosimere das Graças do Couto, a juíza e conselheira do CNJ Renata Gil e a empresária e ativista pelos direitos da mulher Luiza Brunet visitaram nesta segunda-feira, 25/3, a Apac Feminina de Belo Horizonte. A unidade abriga 142 recuperandas em três regimes (fechado, semiaberto e aberto). 

Pela primeira vez, Renata Gil e Luiza Brunet tiveram a oportunidade de visitar uma unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, ouvir de perto as histórias de recuperandas e ter contato com a metodologia que prioriza a recuperação e a reinserção social do indivíduo após o cumprimento da pena. Elas conheceram as instalações da unidade, que conta com oficinas de costura, pães e hóstias, salas de aula, biblioteca, consultórios médico e odontológico e dormitórios, e se emocionaram com apresentações das mulheres que cumprem pena no local.  

Depois de ouvir o relato de recuperandas que, após terem contato com o método Apac, viram uma chance de reconstruírem sua identidade, Renata Gil afirmou acreditar na justiça de mãos dadas com a sociedade. “Todos que cometem um erro têm o direito de recalcular a rota e mudar a direção de sua vida. Por isso, acredito muito nesse projeto de ressocialização”, disse. 

 

Ao relembrar uma citação de Cora Coralina, em que a escritora diz “Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores”, Renata Gil deixou uma mensagem de incentivo e esperança às recuperandas da Apac Feminina de Belo Horizonte: “Desejo que possam remover as pedras dos caminhos de vocês e plantar somente flores. A sociedade precisa de pessoas que distribuam amor, e não violência. Sou uma pessoa que vê com o coração. E tenho certeza de que, com o que vi e senti aqui hoje, vocês serão belos agentes de transformação”, afirmou a conselheira do CNJ.  

Bastante emocionada com o carinho recebido das recuperandas e com as histórias contadas por elas, Luiza Brunet compartilhou seus desafios, suas histórias de superação e enfrentamento à violência contra a mulher e afirmou que não trocaria a experiência vivida neste dia por nada. “As histórias verdadeiras são as que, de fato, nos emocionam. Estou profundamente tocada por tudo o que vi e ouvi aqui na Apac. Saio desse encontro renovada e transformada”, disse. 

 

Para a vice-presidente Administrativa da Amagis, a consolidação e a qualificação das Apacs são de interesse de todo o sistema de justiça. “Aqui, pudemos ver a força destas mulheres, a vontade de mudar de vida e buscar um novo caminho. Saio emocionada e confiante de que um futuro digno está sendo construído aqui”, afirmou. 

Luiz Carlos agradeceu a parceria das juízas Rosimere Couto e Renata Gil e o apoio de Luiza Brunet na defesa dos direitos da mulher. “Para mim, esse é um momento de honra e gratidão por estar ao lado de mulheres tão fortes e verdadeiramente comprometidas com as causas sociais e da mulher”, destacou. 

O presidente da Associação ressaltou o simbolismo de a visita à Apac ocorrer na Semana Santa, período propício para reflexões. “A Páscoa é tempo de mudança, de perdão, tolerância e de ressuscitarmos dentro de nós mesmos. Portanto, acreditem nos seus melhores propósitos e no caminho do bem”, afirmou.