Cerimônia na sede da entidade reuniu magistrados de todo o país e ressaltou a força da construção coletiva e do diálogo institucional

Uma despedida marcada pela emoção e pelo sentimento de dever cumprido. O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior, foi homenageado nesta quarta-feira (17), em cerimônia realizada na sede da entidade. Cercado por amigos, colegas da magistratura e autoridades, o magistrado relembrou os desafios enfrentados ao longo dos últimos três anos e celebrou as conquistas alcançadas por meio do trabalho coletivo.
 

Em seu discurso, Frederico Mendes Júnior destacou que os resultados da gestão são fruto da união e do empenho conjunto da magistratura brasileira.

“Tudo o que conseguimos construir foi resultado de um trabalho em grupo. Cada um deu o seu melhor para que pudéssemos transformar um cenário adverso em algo positivo. Nosso sucesso é coletivo”, afirmou.

O presidente ressaltou ainda o fortalecimento da atuação da AMB nos estados e a ampliação do diálogo institucional ao longo do mandato.

“Foram anos de muitas ameaças, mas também de muita luta. Conseguimos atuar em todos os estados, dialogar com toda a magistratura e levar uma visão de fora, com harmonia e respeito, ao topo do Judiciário, em Brasília, participando das soluções e demonstrando a capacidade de diálogo da AMB”, completou.

O magistrado o também destacou as relações construídas ao longo do período em que esteve à frente da entidade e fez um agradecimento especial à esposa, Adriana Rocha Mendes.

“Tenho profundo orgulho das parcerias e das amizades que construímos. Muitos novos associados se aproximaram por influência direta de cada um de vocês. Foi uma construção coletiva que ficará para sempre. Agradeço especialmente à minha esposa, Adriana, que me apoiou em todos esses anos de trabalho árduo”, disse.

Ao final de sua fala, o magistrado desejou sucesso à nova gestão, que será liderada pela juíza Vanessa Mateus, responsável por entregar ao juiz Frederico o Colar de Mérito da entidade.

 

Ao comentar os anos de atuação associativa ao lado do juiz Frederico Mendes Júnior, a presidente eleita da AMB, Vanessa Mateus, destacou a liderança exercida pelo magistrado ao longo dos últimos três anos.

“É muito difícil suceder uma pessoa como o Frederico. No início, essa preocupação me acompanhou, mas, com o tempo, compreendi que o desafio é outro. O Fred encontrou o tom que a magistratura esperava da AMB. Os avanços alcançados não foram por acaso, nem fruto de coincidência. Se, por um lado, é desafiador dar continuidade a esse trabalho, por outro, ficou claro qual é a voz que os juízes querem ouvir da Associação. Você, Fred, falou a língua da magistratura. Sempre de forma discreta, dividindo os méritos e construindo tudo coletivamente e, ainda assim, exercendo uma liderança amplamente reconhecida. Nosso compromisso agora é manter esse voo, preservando a altitude de cruzeiro que a AMB alcançou”, afirmou.

Durante a cerimônia, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sérgio Kukina, conterrâneo paranaense de Frederico, destacou a liderança e a credibilidade do magistrado à frente da AMB.

“Dou meu testemunho de quanto me sentia orgulhoso ao ouvir colegas, inclusive do STF, reconhecerem a qualidade do trabalho e das iniciativas do Frederico. É motivo de grande satisfação. Que Deus o abençoe e desejo pleno sucesso à dra. Vanessa, que certamente estará cercada de amigos e pessoas do bem”, declarou.
 

O secretário da AMB e presidente da Amagis-DF, Carlos Alberto Martins Filho, também fez um pronunciamento emocionado, ressaltando o impacto da gestão no fortalecimento do associativismo.

“Como associado, voltei a sentir algo que não sentia há muito tempo. Com o Frederico, voltei a me ver representado na AMB como juiz. A emoção de um projeto coletivo, que resgata nossa pauta essencial — ser magistrado —, foi retomada. A AMB precisa ser da base, e isso é o Frederico. Vamos seguir juntos, com voo firme, por uma magistratura forte”, afirmou.

Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi a leitura de um poema em forma de cordel, apresentado pelo juiz Gustavo Plech, vice-presidente eleito da próxima diretoria.

“No estilo simples de atuar / Estudioso e com muita prudência / Sem jamais abrir mão da decência / Logrou a todos conquistar”, declamou o magistrado.

 

Representando a diretoria, a tesoureira da AMB, Maria Isabel, reforçou a importância institucional da entidade e da liderança exercida ao longo do mandato.

“A AMB representa a magistratura brasileira. É a associação que mais fala pelo Poder, e essa representação passa pela presidência. O sucesso do presidente é o sucesso de todos nós, em conjunto com as demais associações irmãs”, concluiu.

A homenagem simbolizou não apenas o encerramento de um ciclo, mas também o reconhecimento a uma gestão marcada pela união e pelo fortalecimento da magistratura brasileira.

Fonte: AMB