Os novos juízes e também o juiz Renato Prates, que se despediu, foram saudados pelo juiz Maurício Soares Torres, em nome dos demais magistrados do Tribunal, pelo procurador regional eleitoral José Jairo Gomes, em nome do Ministério Público, e também pelo advogado Mauro Bonfim, que falou em nome da OAB.
O juiz Renato Prates agradeceu as homenagens, destacou a convivência enriquecedora que teve no TRE e também a importância da Justiça Eleitoral no processo político do País.
O juiz Ricardo Rabelo afirmou esperar que a reforma da legislação eleitoral, debatida no Congresso neste momento, possibilite que sejam eleitos “homens de bem, comprometidos com a ética”. E ressaltou que a internet, que vem sendo tratada no projeto de reforma eleitoral, será importante palco de disputas no próximo processo eleitoral. O novo juiz, que se disse um entusiasta do direito eleitoral, afirmou também que a Justiça Eleitoral deve ter um papel de colaborar na educação do eleitor. E destacou: “voto é vontade, valor e vida”.
Ao encerrar a sessão, o presidente do TRE, desembargador Almeida Melo, ressaltou o “trabalho fecundo do Dr. Renato Prates no Tribunal” e a valiosa contribuição que com certeza os novos juízes irão proporcionar ao Tribunal.
Compareceram à solenidade magistrados, parlamentares, representantes do Ministério Público, advogados, o ex-governador de Minas Gerais Francelino Pereira, além de familiares e amigos dos juízes.
Fonte: TRE-MG