Terminou na última sexta-feira (29), o recadastramento biométrico em Divinópolis. Dos 158.536 eleitores do município, 137.869 compareceram às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral para se recadastrar dentro do prazo, com um índice de abstenção de 13%. Além desses eleitores que fizeram o recadastramento, outros 5.331 compareceram aos locais de atendimento da Justiça Eleitoral para transferirem o título para Divinópolis e outros 4.018 fizeram o título pela primeira vez. Dessa forma, estão aptos a votar nas próximas eleições 147.218 eleitores – todos já devidamente identificados biometricamente.

Os resultados foram considerados um sucesso pelo TRE, principalmente tendo em vista que o comparecimento ao recadastramento foi superior aos números correspondentes àqueles que não compareceram à eleição de 2012 (14,69%). Todos os eleitores que compareceram ao recadastramento biométrico tiveram que comprovar o vínculo com o município, de acordo com as normas estabelecidas pela Corregedoria do TRE. Para validar uma revisão biométrica, o TSE considera necessário haver um mínimo de 80% de comparecimento do eleitorado, o que também foi superado, com grande margem, pela Justiça Eleitoral mineira.

Nesta segunda (2) e terça-feira (3), não haverá atendimento nos cartórios eleitorais de Divinópolis devido à necessidade de procedimentos internos por parte da Justiça Eleitoral local. A partir de quarta-feira, os cartórios voltarão a funcionar no mesmo horário de atendimento antes do recadastramento biométrico, ou seja, de 12 às 18 horas, apenas na avenida Sete de Setembro, 818.

Em caso de dúvidas, os eleitores podem ligar para o Disque-Eleitor pelo número 148. A ligação tem custo local.

A biometria em Minas

Com o final do recadastramento biométrico em Divinópolis, eleitores de 26 municípios de Minas Gerais votarão com identificação biométrica nas eleições de 2014. A implantação da biometria em Minas foi iniciada em 2009, nas cidades de São João Del Rei, Pará de Minas, Curvelo e Ponte Nova. Divinópolis será a maior cidade a usar essa forma de identificação do eleitor em 2014.

Fonte: TRE- MG