Teve início nesta noite, com um jantar de confraternização, em Poços de Caldas, no Sul de Minas, o “Encontro com o Judiciário”, que reúne magistrados mineiros e paulistas. Com o tema “Ativismo Judicial e Regulação de Serviços Públicos”, o evento é uma realização da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), em parceria com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis) e Academia Paulista dos Magistrados. O evento acontece até amanha (04), no Palace Hotel.
Várias autoridades do Judiciário mineiro, paulista e nacional estão presentes no evento, entre elas o ministro do STF, Marco Aurélio Mello, o vice-presidente da AMB e ex-presidente da Apamagis, desembargador Sebastião Amorim, o presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, membros da diretoria da Associação, além de magistrados da ativa e aposentados e seus familiares.
Para o juiz Nelson Missias de Morais, os magistrados se reúnem em torno de objetivos comuns, como a defesa das prerrogativas da classe, da qualidade do Judiciário e de uma Justiça mais célere e cidadã. “A diretoria da Amagis tem a convicção de que não há fronteiras na unidade e integração da magistratura”, disse.
O ministro Marco Aurélio Mello elogiou a realização do evento e destacou sua importância para a magistratura como um todo. “O juiz julga a partir de fatos, e, por isso, ele deve ter o domínio de fatos. Nesse encontro, há o acesso aos problemas de certas categorias, à troca de ideias, à reflexão sobre esses problemas. Com isso, o aprimoramento é constante. A jurisdição é una no território brasileiro. Nós temos segmentos, tribunais de Justiça dos estados em termos de organização, mas nós formamos o grande todo responsável pela paz social”, ressaltou o ministro, elogiando ainda a iniciativa da Amagis e Apamagis. "As associações têm um papel fundamental na formação continuada".
De acordo com o vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis, juiz Maurício Torres Soares, o evento será extremamente proveitoso. “Este é mais um evento de congraçamento dos juízes e desembargadores realizado pela Amagis, desta vez, em parceria com a Apamagis, unindo as magistraturas mineira, paulista e nacional. O objetivo é promover a atualização e o debate de temas que interessam a toda a classe da magistratura”, afirmou Soares, destacando que “o fato deste encontro ser realizado no interior demonstra mais uma vez a prioridade que a atual gestão da Amagis tem dado às cidades mineiras, disponibilizando aos colegas das comarcas mais distantes o alcance deste tipo de evento”.
A Diretora Cultural da Amagis, juíza Mariângela Faleiros,também participou do evento. “Estou muito feliz de participar deste encontro, onde temos a oportunidade de conhecer colegas de outros estados e trocar idéias e experiências. A Amagis ultrapassa os limites quando realiza este tipo de evento, que integra toda a magistratura nacional. Nós, magistrados, só temos a ganhar”, concluiu.
O desembargador Sebastião Amorim agradeceu a forma carinhosa com que sempre é recebido pelo povo mineiro e elogiou a realização do encontro. “Todo evento em que há um encontro de autoridades e de pessoas que congregam para um mesmo sentimento é muito importante. A magistratura não foge à regra porque todo magistrado tem necessidade desse convívio com outros colegas para trocar ideias e experiência e aplicar corretamente a Justiça. Este evento em Minas Gerais, como outros que têm sido feitos, nos deixa muito satisfeitos e nos dá esperanças para o futuro, porque um grande número de magistrados participam e trocam experiências no sentido de que a Justiça possa se desenvolver para que, finalmente, o jurisdicionado tenha aquilo que merece, que é ser justiçados pelos homens da Justiça”, afirmou o desembargador.
O evento aberto hoje (03) prossegue neste sábado (04), com a palestra do ministro Marco Aurélio Mello sob o tema a “Repercussão Geral-Súmula Vinculante – Desafogo do Judiciário”, que aborda medidas para agilizar o trabalho do Judiciário brasileiro. o ministro ainda concedeu uma entrevistga exclusiva ao Pensamento Jurídico, programa de TV da Amagis, que é exibido nacionalmente pela TV Justiça. O encontro será encerrado às 12 horas, com um almoço de confraternização entre os magistrados. Confira algumas fotos do evento.