_mg_8220.jpg
Cerca de 500 pessoas participaram, nesta sexta-feira, 6, em Belo Horizonte, do encontro de integração e confraternização da magistratura mineira. Realizado todos os anos, no mês de dezembro, o evento tem o objetivo de celebrar as conquistas de 2013 e projetar os desafios para 2014.

Além de magistrados e seus familiares, representantes dos Três Poderes e outros parceiros prestigiaram o evento. O encontro consolida também a integração entre os juízes do interior e da capital, ativos e inativos e pensionistas em torno das bandeiras da Amagis, como o aperfeiçoamento e modernização do Judiciário.
Após saudar a presença dos colegas, o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, disse que o momento, neste primeiro ano de gestão à frente da Associação, era sobretudo de agradecer a Deus, que proporcionou grandes desafios e dificuldades, mas, mais do que tudo isso, uma disposição e um compromisso leal pela luta de valorização e união da magistratura mineira. Herbert Carneiro destacou ainda a importância da parceria com o Governo de Minas, representado pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho, com a Assembleia Legislativa, por meio de vários deputados, e com o presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano, que, ao longo deste ano, soube compreender que a bandeira da Amagis é defender a valorização e a independência da magistratura de Minas. “Só seremos fortes e valorizados se tivermos o sentimento da união e coesão da magistratura nacional e mineira”, afirmou.

_mg_8302.jpg
Presente ao evento, o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, afirmou que a Amagis e o Tribunal estão cumprindo seus papéis no sentido de proporcionar aos magistrados meios adequados para que eles possam exercer a justiça da melhor maneira possível. “Para isso, o desembargador Herbert Carneiro tem feito uma interlocução muito grande com a sociedade, com os meios de comunicação e uma atuação muito firme em defesa das prerrogativas”, declarou o vice-governador.

O presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano, reafirmou a importância de a Amagis e o Tribunal caminharem juntos, “para que possamos alcançar nosso objetivo que é o de oferecer sempre uma instituição judiciária à altura do povo mineiro”.

_mg_8422.jpg
Entre os avanços conquistados em 2013, estão o pagamento dos direitos trabalhistas aos magistrados – reivindicação da histórica assembleia do dia 9 de agosto –, a suplementação orçamentária ao TJMG, destinada a investimentos em pessoal, a aprovação de emendas de interesse da classe na reforma da nova LODJ, a ampliação de cargos de assessor para juízes, suspensão da cobrança indevida sobre o terço de férias, criação do Fundo do Poder Judiciário, destinado à melhoria das condições de trabalho e de segurança e reforma e construção de prédios. E mais: a recomposição dos subsídios, o lançamento da Frente Parlamentar de Aperfeiçoamento da Justiça e a parceria com a Escola Superior Dom Helder Câmara.

A instalação da Frente Parlamentar consolidou a permanente interlocução com o Legislativo, no sentido de agilizar a tramitação dos projetos de interesse da magistratura. Dessa parceria, resultou a aprovação, por exemplo, do Fundo Especial do Poder Judiciário, que dotará a Justiça de recursos para o aprimoramento do atendimento ao cidadão.

Ainda durante o evento, foi exibido um vídeo institucional pontuando a trajetória vitoriosa de quase 60 anos da Amagis e suas conquistas. Parte da renda do evento será destinada à Creche Nutris, criada e mantida pela magistratura mineira.