Entre os dias 24 e 27 de setembro, a Amagis realizou, em São João Del-Rei, o Encontro de Aposentados e Pensionistas da Magistratura Mineira, que faz parte das comemorações dos 70 anos da Associação. O evento reuniu magistrados aposentados, pensionistas e familiares em uma programação diversificada, marcada por momentos de integração, cultura, religiosidade e confraternização.

A abertura aconteceu na quarta-feira (24), com a apresentação musical do violeiro e compositor Chico Lobo.

No dia seguinte, quinta-feira (25), os participantes fizeram visitas ao Museu de Arte Sacra, à Igreja de Nossa Senhora do Carmo e ao Museu do Sino, conhecendo mais sobre a história e a religiosidade local.

Na parte da tarde, o grupo percorreu o centro histórico da cidade e o Memorial Tancredo Neves, acompanhados de guias e historiadores que contextualizaram cada local. À noite, assistiram a um concerto na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes.

A sexta-feira (26) começou com uma visita à igreja matriz do distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, onde o grupo conheceu a pia batismal da beata Nhá Chica, um marco religioso e histórico da região.

Em seguida, em São João Del-Rei, os magistrados participaram da palestra do desembargador Rogério Medeiros, 3º vice-presidente do TJMG, que abordou a importância histórica da comarca do Rio das Mortes – São João Del-Rei.Leia aqui  a palestra do desembargador.

Na parte da tarde, o encontro teve o Café Cultural, com palestra do juiz e escritor Carlos Roberto Loiola, autor dos romances O Caçador de Orquídeas e O Beijo da Inquisição, que retratam São João Del-Rei em suas narrativas.

O dia terminou com missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e com a apresentação teatral “Lendas Sanjoanenses”, no Largo do Rosário, uma encenação interativa e culturalmente rica.

 

Encerrando a programação, no sábado (27), os participantes visitaram o Museu Ferroviário e embarcaram na tradicional Maria Fumaça que liga São João Del-Rei a Tiradentes, além de realizarem um city tour pela cidade histórica de Tiradentes.

A presidente da Amagis afirmou que o encontro foi uma ocasião especial, não apenas pela riqueza cultural e histórica, mas, sobretudo, pelo reencontro, convivência e fortalecimento dos laços que unem a Magistratura. “Ao celebrarmos os 70 anos da Amagis, reafirmamos também o compromisso de valorizar a trajetória de nossos magistrados e magistradas aposentados, que tanto contribuíram para a Justiça mineira. Foi um momento de celebração, aprendizado e integração, que ficará marcado na memória de todos nós”, disse.

Magistrados e familiares parabenizaram a diretoria da Amagis pela realização do evento.

“Foi um dos melhores encontros que participei em toda a magistratura. Foram 28 anos de magistrado e mais 9 anos aposentado. Este, inegavelmente, foi um dos melhores. Vai ficar marcado esse encontro aqui”, afirmou o juiz aposentado Juarez Morais.

A juíza Angélica Ferrari Brugnara Battestim também elogiou a iniciativa. Ela mora em Conselheiro Pena e fez questão de participar. “Achei espetacular esse primeiro encontro dos juízes aposentados. A programação foi muito bacana, rever os colegas e conhecer outros foi muito gratificante. São João Del-Rei é uma cidade muito agradável, com igrejas lindas e uma cultura riquíssima. Foi uma oportunidade de me maravilhar com tudo isso”, afirmou.

Estiveram presentes à programação a presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, o vice-presidente Administrativo, juiz Jair Francisco dos Santos, e a vice-presidente de Saúde, juíza Flávia Birchal. O evento contou com a organização da Amagis e do juiz Auro Aparecido Maia.