O vice-presidente administrativo da Amagis, juiz Francisco dos Santos, e o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, participaram nesta quinta-feira, 20 de março da 1ª edição do “JusTalk: advogados e juízes – construindo à Justiça”, promovido pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG). O evento inédito tem como objetivo promover um modelo dinâmico de diálogo e intercâmbio de conhecimentos e experiências entre integrantes do Sistema de Justiça.
A abertura do encontro contou com apresentação do desembargador do TJMG e ex-presidente da Amagis, Bruno Terra Dias; do advogado Victor Fabiano Pedrosa da Silva Vieira, e do advogado, professor e ex-presidente da Escola Superior de Advocacia, Ronaldo Bretas de Carvalho Dias.
Durante sua participação, o juiz Francisco dos Santos ressaltou a importância da convivência pacífica e harmoniosa entre advogados e juízes, alinhando-se à proposta do evento. "Nessa mesma sintonia da OAB, a Amagis também prega uma convivência pacífica, harmoniosa entre os advogados e os juízes."
Ele destacou, ainda, a parceria mantida com a OAB/MG ao longo dos anos e a expectativa de continuidade desse relacionamento institucional. "Nesta nova gestão, já fizemos uma aproximação com a Dra. Carla Silene Cardoso Lisboa Bernardo Gomes, diretora da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/MG. A gente espera que esses três anos transcorram da mesma forma pacífica e harmoniosa que os três anos anteriores." Jair também parabenizou a Escola Superior de Advocacia da OAB/MG pela iniciativa e celebrou a oportunidade de participar do evento. "É uma honra para mim estar aqui hoje", concluiu.
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior se disse honrado por participar do JusTalk e ressaltou a importância da Escola Superior de Advocacia para o mundo jurídico. “A Escola tem a nobre função de capacitar os advogados de Minas Gerais e a parceria com o Tribunal de Justiça contribui para que possamos ter uma Justiça cada vez mais célere e eficaz, beneficiando diretamente o jurisdicionado”, disse.
Segundo a Diretora-Geral Adjunta da Escola Superior de Advocacia, advogada Alessandra Camargo Moreira, o evento é fundamental para melhor capacitar, não apenas os novos advogados, mas também os mais experientes, ao promover debates de temas importantes e atuais.
A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), Ângela Parreira de Oliveira Botelho, destacou que entre os muitos temas que serão tratados no JusTalk, há um essencial: "como advogados e juízes se percebem". "Não há justiça sem harmonia, e não há harmonia sem conhecimento mútuo. Para compreender o outro, é preciso antes compreender a si mesmo. Minas Gerais sempre esteve à frente na construção de um sistema de justiça sólido e respeitado. E é exatamente essa tradição que nos inspira a inovar", afirmou.
*com informações TJMG
*Fotos: Rian Matos/OAB-MG