Magistrados de todo o país têm agora um ambiente virtual de aprendizado, no qual poderão ter acesso a cursos e conteúdos de excelência na área jurídica. Trata-se da Escola Virtual, lançada nesta semana (01/09) pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam ).

Localizada no sítio da Enfam na Internet, a Escola é um espaço por meio do qual a instituição oferecerá uma série de ações de Ensino a Distância (EaD). Entre essas ações, estão previstos cursos, treinamentos e fóruns de discussão, que permitirão a participantes de todo o país discutir iniciativas de capacitação e aperfeiçoamento da magistratura.

Desenvolvido no ambiente Moodle, aplicativo (software) livre, de apoio à aprendizagem, a Escola Virtual dispõe de uma série de recursos tecnológicos que permitem maior interação entre alunos e entre estes e os tutores responsáveis pelos conteúdos que serão ofertados.

Na Escola, haverá, por exemplo, uma sala virtual do cafezinho, onde os participantes poderão debater quaisquer assuntos de interesse da magistratura. Com um só clique também será possível consultar todo o acervo eletrônico da Biblioteca Jurídica do Superior Tribunal de Justiça (BDJur) ou informar-se sobre o currículo do autor responsável pela elaboração do conteúdo do curso no qual se pretende matricular.

Para ingressar na Escola Virtual, é necessário preencher um cadastro, que está disponível na página de entrada do ambiente na Internet. Uma vez preenchido o cadastro, o usuário receberá, por correio eletrônico, uma mensagem de confirmação da inscrição com seu nome e senha de acesso.

Alguns cursos oferecidos serão destinados exclusivamente a magistrados, mas uma parcela deles será aberta a qualquer interessado, que poderá acessá-los na condição de visitante.

Cursos já estão disponíveis

A partir desta quarta-feira, a Escola já oferecerá três cursos, um deles aberto a visitantes e dois destinados a juízes (veja relação abaixo). Até o final deste ano, a Enfam deverá ofertar mais sete, totalizando dez cursos virtuais em 2010. Cada turma será composta de, no máximo, trinta alunos.

A Enfam disponibilizará diretamente os conteúdos dos cursos por intermédio da Escola Virtual, mas também os fornecerá, sem custo, às instituições de ensino da magistratura, federais e estaduais, que poderão ofertá-los por intermédio de seus sítios na Internet ou de outras plataformas tecnológicas.

Para hospedar os conteúdos produzidos pela Enfam, é necessário que a escola possua o aplicativo de aprendizagem Moodle. As escolas que desejam obter informações sobre esse assunto devem entrar em contato com a Enfam pelo e-mail: eadenfam@stj.jus.br.

Com a Escola Virtual, a Enfam pretende cumprir um de seus principais objetivos institucionais que é promover cursos sobre temas relevantes para o aprimoramento dos serviços judiciários e da prestação jurisdicional, dando ênfase à formação humanística.


Fonte: STJ