Um curso que prevê a capacitação de metade dos magistrados brasileiros. Essa é a meta audaciosa que a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) coloca em prática, a partir do próximo mês de maio, com o início do “Curso de Administração Judiciária”.

Os primeiros 100 alunos, dos quase sete mil juízes que passarão pelo curso, serão magistrados do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Eles terão aulas presenciais, em Brasília, porém, a maior parte dos demais cursos, cerca de 85%, serão realizados à distância.

As aulas, que são frutos de um acordo de cooperação entre a Enfam e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), serão divididas em três módulos: gestão cartorária, gestão de pessoas e gestão financeiro-orçamentária.

Além disso, a Enfam pretende formar parcerias com escolas de formação e aperfeiçoamento de magistrados para que o conteúdo dos cursos seja retransmitido.

Metas


O acordo entre Enfam e CNJ tem o objetivo de implementar a meta 8, uma dez metas do Judiciário para 2010, que foram aprovadas pelos presidentes dos 91 tribunais brasileiros no 3º Encontro Nacional do Judiciário, realizado em São Paulo, em fevereiro deste ano.

Segundo previsto na meta, o curso deverá ter duração mínima de 40 horas e contemplar, pelo menos, gestão de pessoas e gestão de processos de trabalho. Ele não será aplicável à Justiça Eleitoral.