O curso cobrirá as principais dificuldades que os juízes encontram durante as eleições, como a propaganda irregular e o abuso de poder econômico. O curso também deve trazer as legislações e jurisprudências mais atualizadas sobre questões eleitorais.
Além do novo curso sobre Direito Eleitoral, também estão previstos capacitações EaD já oferecidas anteriormente, como o “Curso sobre o Processo de Improbidade Administrativa”. Uma das iniciativas de maior sucesso da Enfam, o curso sobre improbidade deverá ter uma versão só para magistrados e, atendendo as demandas, uma para não-magistrados, como advogados e membros do Ministério Público.
Também estão previstas aulas on-line no modelo “Teoria e Prática”, que combina a discussão teórica com a análise de casos concretos que tramitam nas comarcas do país. Os temas que usarão esses modelos serão “Tribunal do Júri” e “Execução Penal”, assuntos com um impacto direto na carga de trabalho dos tribunais. Outras capacitações que devem ser oferecidas esse anos são “Violência contra Crianças e Adolescentes com Ênfase no Abuso Sexual”, “Aspectos do Direito Previdenciário Brasileiro” e “O Juiz e o Serviço Extrajudicial”.