O diretor-presidente da ENM, Marcelo Piragibe, tem ampliado os trabalhos da escola com o objetivo de trazer mais opções de cursos para os magistrados. Para tanto recebeu na quarta-feira, dia 12 de marco, a visita do juiz Andre Gomma, membro do Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação do Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, e a juíza aposentada do TJDFT, Eulália Coutinho, professora do Curso de Mediação e Conciliação para Magistrados Aposentados.

“Estamos tratando de uma série de parcerias que são muito eficientes para os juízes de todos os tribunais, que é a questão da mediação, da conciliação, das formas alternativas para dar solução aos problemas, a exemplo de alguns aspectos relativos à parte psicológica“, exemplificou Piragibe.

Para André Gomma, o encontro foi positivo. “Em especial, porque das políticas públicas em mediação desenvolvidas pelo CNJ, aquelas que tocam os magistrados devem, necessariamente, passar por processo de apoio e construção de consenso entre a ENM e o Enfam. Essas políticas só funcionam se os juízes entenderem que elas são realmente práticas de magistrados para magistrados", afirmou.

Como ponto alto dessa parceria, Gomma cita a edição de cartilhas de orientação à paz em divórcios. “São publicações de parentabilidade que orientam os pais em momentos de litigiosidade mais acentuada, de como resolver melhor o conflito. Esse trabalho faz parte de uma posição mais moderna do magistrado, que é um agente de pacificação social e harmonização“, atestou Gomma.

Os magistrados também deram ênfase à edição do curso de conciliação marcado para o período de 25 a 29 de agosto, na AMB, cujas inscrições serão encerradas no dia 13 de julho. São 30 vagas disponíveis e as informações podem ser obtidas no site da escola – www.enm.org.br.

Fonte: ENM