Nesta sexta-feira (1º), o Diretor-Presidente da ENM, Roberto Bacellar, assinou um convênio de cooperação técnica com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), durante a segunda reunião do grupo, que acontece em Canela (RS). O objetivo da parceria, segundo Bacellar, é desenvolver estratégias para a implantação do projeto Cidadania e Justiça, coordenado por ele com o apoio da AMB.

O evento reúne secretários estaduais de educação, consultores e especialistas para troca de experiências e debate sobre questões relacionadas ao ensino. Para Bacellar, a interlocução com o Consed é fundamental para divulgar ações do programa Cidadania e Justiça nas escolas de todo o País. O projeto conta com duas cartilhas em quadrinhos. Desde que foi lançada, em 1992, a iniciativa já chegou a 19 Estados brasileiros, atingindo a 13 milhões de estudantes.

Durante o encontro, Bacellar apresentou os principais focos do programa e explicou como as instituições interessadas devem proceder para aderir à campanha. “A ideia é fortalecermos a cidadania e promovermos a diminuição da violência nas escolas, por meio da mediação escolar. O apoio do Conselho será fundamental nisso, pois queremos trabalhar a responsabilidade social conversando com professores e alunos sobre direitos humanos, solidariedade e dignidade da pessoa humana”, argumentou o Diretor-Presidente da ENM.

Cartilha
“Brasilzinho – Cartilha da Justiça” foi a primeira publicação lançada pelo projeto. Em abril do ano passado, a AMB criou a “Cartilha da Cidadania”, uma revisão e ampliação da “Cartilha da Justiça”, trazendo elementos para desenvolver, nas crianças, a consciência de seus direitos. As novas informações se somam às já conhecidas aventuras do “Brasilsinho” e sua turma para explicar o funcionamento dos Poderes no Brasil.

Fonte: AMB