O encontro também serviu para aprofundar o debate, no qual notários, registradores, Magistrados e demais operadores do Direito puderam debater temas de grande importância para a solução de dúvidas comuns, como matérias de destaque para solução de litígios e conflitos que envolvam a sociedade.
Na abertura do evento, o diretor-presidente da ENM, Roberto Bacellar, e o diretor-presidente do ENNOR, Rogério Bacellar, falaram da relevante parceria entre as duas Escolas para a especialização de seus associados. Já o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Fernando Gonçalves, e o presidente da Itaipu, Jorge Samek, cumprimentaram as instituições pela iniciativa e discursaram sobre os problemas atuais da Justiça e as alternativas de soluções que podem ser divididas com a atuação extrajudicial.
A primeira palestra tratou do tema “atualidade da repercussão das questões ambientais no mundo jurídico”, na qual o palestrante Francisco José Rezende dos Santos, registrador imobiliário em Minas Gerais e presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), comparou o meio ambiente com o serviço prestado pelo notário e pelo registrador.
Em seguida, foi ministrada a palestra sobre “a desjudicialização como garantia da efetividade e celeridade processual”, pelos expositores Márcio Mesquita (tabelião em Indaiatuba-SP), Nilo Coelho (registrador civil em Belo Horizonte), Mário Camargo (registrador civil em Capivaribi-SP e vice-presidente de registro civil da Anoreg-BR) e José Maria Siviero (presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil). No período da tarde, com a temática “mediação e conciliação no ambiente judicial e extrajudicial”, Roberto Bacellar dividiu a mesa com Ângelo Volpi Neto, tabelião paranaense.
Logo após, foi debatido o tema “serviços judiciais e extrajudiciais de atendimento ao cidadão”, com a palestrante Teresinha Ribeiro de Carvalho, registradora de imóveis e presidente do SIENOREG-PR, e o palestrante João Carlos Kloster, registrador de imóveis e representante do Colégio dos Registradores de Imóveis do Paraná. Destacou-se a solução para grande parte dos problemas diários, com a informatização dos dados cartorários, disponibilizados em Centrais de alta capacidade tecnológica para atendimento ao público, ao Estado e ao Cidadão.
Ainda no evento, Arnaldo Piegel, consultor de empresas do Paraná, ministrou palestra sobre “gestão de qualidade na administração de pessoas”, na qual debateu aspectos de contratação dos funcionários para a carreira jurídica e extrajudicial.
*Com informações da Anoreg-BR.
Fonte: AMB