O diretor-presidente da ENM, Marcelo Piragibe, juntamente com o secretário-geral, desembargador Eladio Lecey, receberam na sede da AMB os representantes da Escola Nacional da Magistratura da França, o diretor adjunto e diretor de formação continuada e especializada, Samuel Vuelta-Simon, e o diretor adjunto do departamento internacional, Anthony Manwaring. Estavam acompanhados pela magistrada de ligação da Embaixada da França, Carla Fontinha. O encontro foi realizado no dia 23 de maio. A ENM foi a primeira escola nacional a conveniar parceria com a Escola Nacional de Magistratura da França, em 1996. A reunião serviu para consolidar essa parceria, bem como para definir a cooperação entre as instituições na realização de cursos que promovam a participação de juízes franceses e brasileiros, objetivando a formação continuada e aperfeiçoamento dos magistrados.
“É importante pensarmos em cursos com temas cotidianos e encontrarmos ferramentas para resolver casos comuns” ressaltou Samuel Vuelta-Simon, da Escola Nacional de Magistratura da França. Ele fez questão de dizer que não poderia vir ao Brasil sem visitar a ENM.
Foi estabelecida a disponibilidade de duas vagas para magistrados associados, que terão a oportunidade de participar do curso Investigação Econômica e Financeira, que ocorrerá na França em novembro. Será exigido dos candidatos a comprovação da proficiência do idioma francês.
“A ENM se sentiu muito honrada em receber os representantes franceses. Concretizamos a parceria de longa data e estabelecemos cursos para este ano e para 2015”, disse o diretor-presidente, Marcelo Piragibe.
Para o próximo ano foram sugeridos vários cursos, dentre eles, um com duração de uma semana, sendo os primeiros dias reservados a temas de interesse comum, entre Brasil e França, como cooperação judicial, e o restante para imersão cultural dos participantes.
Fonte: AMB