O desembargador Armando Freire foi homenageado pela Amagis, no dia 21 de outubro, por sua dedicação ao esporte no âmbito da magistratura. Em entrevista ao Jornal DECISÂO, o magistrado falou sobre a importância das atividades desportivas para a integração da classe. Leia um trecho da entrevista. A íntegra está disponível na edição de novembro do jornal.

60 anos 4



Em que período da história da Amagis, as atividades esportivas começaram a serem organizadas de forma mais frequente?

Até onde tenho conhecimento, foi a partir de 1992, quando participamos pela primeira vez do torneio de futebol promovido pela AMB, integrando a região Sudeste, quando a prática esportiva teve um impulso e deslanchou entre os associados. Essa foi a primeira participação oficial da Amagis em eventos esportivos promovidos pela AMB. Antes disso, já vínhamos participando de disputas locais, como torneios da OAB. Nunca teve restrição por parte da Associação ou do TJMG, e todas as diretorias da Amagis abraçaram a ideia de divulgar e incentivar a nossa participação nos eventos esportivos da AMB.

Como o esporte pode contribuir para o associativismo mineiro?


A integração é o objetivo maior. É uma orientação do nosso estatuto: integrar para fortalecer laços e expandir as fronteiras de nossas conquistas no âmbito associativo. É uma grande oportunidade para estreitar o relacionamento entre os colegas, inclusive com os de outros estados. Há sempre uma troca de experiência e vivência profissional, aliado ao prazer da prática esportiva, num ambiente de confraternização. Com base nesse ideal, hoje temos os Jogos da Magistratura promovidos pela AMB, com a participação dos nossos familiares e dependentes, promovendo uma integração absoluta.

Quais os desafios para elaborar o novo estatuto das unidades sociais da Amagis?


O desafio maior foi encontrar meios de compatibilizar o bom funcionamento de todas elas com o interesse dos associados e seus familiares. Havia uma necessidade incontida de atualizar as regras de funcionamento, de frequência, cada uma delas com as suas particularidades. Mas, acima de tudo, a preocupação maior era no sentido de que o funcionamento de todas elas estivesse a contento dos associados, como instrumento dessa integração. Buscamos meios de incentivar a frequência de uma forma mais ordenada e sob o devido controle das respectivas administrações.