A Academia Real Sueca de Ciências anunciou nesta segunda-feira que o economista Angus Deaton, nascido na Escócia, é o vencedor do Prêmio Nobel de Economia 2015, por seus estudos sobre o consumo, a pobreza e o bem-estar social.

Deaton, de 69 anos, possui nacionalidade britânica e norte-americana. Ele é professor de Economia e Relações Internacionais na Universidade Princeton, nos Estados Unidos.

"Para projetar uma política econômica que promova o bem-estar e reduza a pobreza, devemos primeiro entender as escolhas de consumo individuais", disse a Academia ao anunciar o prêmio. "Mais do que ninguém, Angus Deaton tem reforçado esse entendimento. Ao vincular as escolhas individuais detalhados e resultados agregados, sua pesquisa tem ajudado a transformar os campos da microeconomia, macroeconomia e economia do desenvolvimento", concluiu.

No ano passado, o francês Jean Tirole, de 62 anos, da Universidade de Toulouse, conquistou o prêmio pelos estudos sobre o poder de mercado de grandes empresas.



Fonte: JB.com.br