Conhecida por sua tradição de preparar e capacitar magistrados e servidores e referência nacional na sua área de atuação, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) encerra o ano de 2014 com números expressivos. Foram realizados 592 ações educacionais, durante todo o ano, nas modalidades presencial e a distância, envolvendo 29.037 participantes, entre magistrados, servidores, gerentes, assessores, assistentes, colaboradores e público externo. A carga horária totalizada foi de 10.390 horas.

Os cursos oferecidos abordaram temas de interesses diversos e foram realizados pela Gerência de Formação Permanente (Gefop), por meio de suas Coordenações de Formação Permanente da Capital (Cofop) e Coordenação de Formação Permanente do Interior (Cofint). Entre os vários cursos realizados, os de Administração do Tempo, Malote Digital e Língua Portuguesa destacaram-se pelo grande número de participantes.

Cursos credenciados

Vários foram os cursos credenciados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizados em 2014. Essenciais para a promoção dos magistrados na carreira, foram disponibilizados, na área de formação permanente, os cursos Direito de Família e das Sucessões, Temas Modernos de Direito Empresarial, Improbidade Administrativa, Tópicos de Direitos das Obrigações, Paternidade e Filiação, I Curso Jurídico sobre Direito Processual e Processo Judicial Eletrônico 2014; Latim Magistral, todos realizados em parceria com a UFMG; Hermenêutica Jurídica: um encontro transdisciplinar, em parceria com a Faculdade Jesuíta (Faje); e O papel da Ouvidoria do TJMG na efetivação do Direito Constitucional de acesso à informação e na melhoria da gestão;

Cursos Jurídicos Regionais (Cjur)

Sob a coordenação do 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial, desembargador Kildare Carvalho, foram realizados três cursos jurídicos regionais: I Curso Jurídico sobre Direito Processual e Processo Judicial Eletrônico, em Uberaba; o II Curso Jurídico Regional 2014: "300 Anos do Judiciário em São João Del Rey e Questões Relevantes no contexto Constitucional Brasileiro", em São João Del Rey; e o III Curso Jurídico Regional "Perspectivas do Novo Cenário Processual e o Direito Virtual no Brasil", em Divinópolis.

A Ejef foi parceira também na realização dos Encontros da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais (Encor), coordenados pelo corregedor geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos: 15º Encontro da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, em Viçosa, e 16º Encontro da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, em Poços de Caldas.

Também foram realizados pela Ejef, em 2014 cursos sobre o Funcionamento dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos – Treinamento em Políticas Públicas, o 5º Curso Regional de Atualização em Justiça Infanto Juvenil para Magistrados (Uberlândia), e o 6º Curso Regional de Atualização em Justiça Infanto Juvenil para Magistrados (Belo Horizonte), todos sob a coordenação do 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Wander Paulo Marotta Moreira.


Aperfeiçoamento

Ainda com a proposta de promover a capacitação e aperfeiçoamento de magistrados e servidores, a Escola Judicial realizou, entre outros, o Curso Técnico Operacional Juizado Especial (Jesp) – a distância, Treinamento Processo Judicial eletrônico - PJe, Curso Rotinas de Secretaria Cível e Criminal - a distância, Curso Siscom Vara de Execuções Penais (VEP) - a distância,Curso de Capacitação em Mediação,Curso de Capacitação em Conciliação, Curso de Capacitação de Conciliadores do JESP, Malote Digital, Curso Viva Bem Mudando sua Postura de Vida e Administração do Tempo .

Tendo como público-alvo os gestores do TJMG, a Ejef ofereceu o Programa de Desenvolvimento Gerencial, distribuído em cinco módulos: Assédio Moral no Trabalho ou Gestão de Relacionamentos Saudáveis, Aspectos Éticos na Gestão de Pessoas e Liderança de Equipe, Viver não Dói, Negociação na Gestão de Pessoas e Liderança de Equipe e Justiça: O que é fazer a coisa certa?

Realizou ainda Encontros de Gestores da 1ª Instância Capital com os temas “A influência da tecnologia no cotidiano do Judiciário” e “Quem tem medo de mudanças?”, III AGIR – Atualização Gerencial – contemplando Instrução Padrão de Trabalho (IPT’s) das Varas de Família, Família e Sucessão e Vara Única.

Voltados para os servidores, foram realizados cursos de Português, de Capacitação em Mediação, Treinamento de Conciliadores da Área de Família – Cejus, Curso de Capacitação de Conciliadores do Juizado Especial, Treinamento Processo Judicial Eletrônico – PJe, no qual foram treinadas 60 turmas na Capital, iniciando com a região Metropolitana de Contagem e Betim, Seminário Justiça vai à Escola – Chega de violência doméstica, sob a coordenação da desembargadora Evangelina Castilho Duarte.

Também foram oferecidos, entre outros, cursos específicos para oficiais de justiça e realizados o curso de Mapeamento de Competências, Workshop Comunicação Integrada, Cerimonial Público e Capacitação para Atermadores do JESP.

Para 2015, o objetivo é realizar, na modalidade a distância, os cursos Rotinas de Secretaria Maria da Penha, Rotinas de Secretaria Infância e Juventude – Cível, Curso Rotinas de Secretaria Fazenda Pública Municipal e Feitos, Curso SISCOM, Curso Tabelas e Cálculos para Contadores e Curso de Atualização para Atermadores.


Capacitação de gestores

Também participaram de capacitação os gestores da Segunda Instância e os juízes auxiliares. A ação educacional , que teve como foco a gestão voltada para resultados, abordou também competências gerenciais. O treinamento contou com a participação do presidente TJMG, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes.

O treinamento “Gestão de processos voltada para resultados” teve como objetivo capacitar o participante a obter resultados significativos em sua área de responsabilidade. O curso foi voltado para o gerenciamento de processos e para a rotina de trabalho.

Fonte: TJMG