A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), obteve 16.403 participações em atividades de formação em 2010. Esse número inclui servidores, magistrados e público externo na capital e no interior.
Tiveram destaque os cursos na modalidade a distância, como Excelência no Atendimento, cujas turmas somaram 1.328 participações; Atos de Comunicação para Oficiais de Justiça, com 374 participantes; e o Curso de Administração Judiciária, realizado em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ainda em andamento, concluído por 283 magistrados até o momento. Para o 2º vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargador Herculano Rodrigues, o uso dessas ferramentas tecnológicas evita deslocamentos que prejudicariam a jurisdição.
Além disso, foram realizados seminários e congressos, a exemplo do I Congresso Mineiro de Conciliação, do Curso de Direito à Saúde: Fórum Permanente, do VII Seminário Estadual de Assistentes Sociais do TJMG e do seminário Súmula Vinculante e Segurança Jurídica. Juntos, eles tiveram mais de 2 mil participantes. O desembargador lembra que é função institucional da Ejef proporcionar aprendizado e aperfeiçoamento a magistrados e servidores.
A perspectiva da Gerência de Formação Permanente (Gefop) para 2011 não é muito diferente, uma vez que estão previstas atividades as mais diversificadas. Já em fevereiro, será divulgado o calendário de cursos.
Fonte: TJMG