Dezembro é mês de festa, e o Espaço Cultural Fórum Lafayette encerra as comemorações dos seus dez anos de atividades com uma programação especial. Nos dias 15 e 16 de dezembro, o espaço cultural recebe exposições, concertos, shows e lançamentos de livros.
A abertura das comemorações acontecerá na galeria de arte, no dia 15 de dezembro, às 18h30, e será marcada pela exposição de uma linha do tempo composta por todos os eventos culturais realizados nestes dez anos de existência, como shows, exposições, lançamentos, concertos, espetáculos teatrais, entre outros. Em seguida, às 19h, os corais Elizabeth Figueiredo, Arte em Canto – Sitraemg e Acordos e Acordes encantam a Justiça com o Concerto de Natal.
No segundo dia de comemorações, 16 de dezembro, será inaugurada simbolicamente a escultura do artista plástico Leandro Gabriel, às 19h, na galeria de arte. Logo após, às 19h30, tem show com os cantores Adriana Lopes e Paulo Mourão, lançamento do livro do escultor Leandro Gabriel e dos livros escritos pelos servidores Anderson Tadeu e Juliana Ferreira Lopes. Um coquetel de confraternização encerra a programação.
Espaço Cultural
Criar um ambiente harmônico, respeitável e responsável sempre foi o desafio do Espaço Cultural Fórum Lafayette. Durante seus dez anos de existência, o espaço cultural vem promovendo a melhoria da qualidade de vida de magistrados e servidores, incentivando a motivação e o melhor desempenho no trabalho e possibilitando a humanização do ambiente de trabalho. Além disso, oferece conhecimento, cultura e lazer, ajudando a combater o estresse e aproximando a sociedade do Judiciário.
Ao longo destes dez anos, magistrados, servidores e sociedade desfrutaram de um convívio artístico, muito além do trabalho cotidiano com letras e leis. Escultores, atores, cantores, poetas, músicos, escritores de renome regional e nacional, e, em ocasiões especiais, servidores já tiveram a oportunidade de criar um entendimento de mundo por meio da arte, através do fórum da capital mineira.
Leandro Gabriel
Leandro Gabriel já expôs suas obras no Espaço Cultural Fórum Lafayette, em 2013, e produziu uma escultura especialmente para o fórum. A obra, de 6m de altura, ficará no jardim da av. Augusto de Lima e será inaugurada simbolicamente durante a comemoração dos dez anos do espaço cultural.
A matéria-prima usada pelo artista plástico são sucatas enferrujadas que, em suas mãos, recebem um novo destino. Antigos utilitários são cortados e soldados, transformando-se em esculturas imponentes com contornos que possibilitam várias interpretações. Segundo Leandro, a arte comunica por si só, e uma obra pode ter diferentes interpretações, partindo da vivência de cada um. Leandro Gabriel é graduado em educação artística com licenciatura em artes plásticas pela Fundação Escola Guignard e pós-graduado em arte/educação pelo Centro de Pesquisas de Minas Gerais.
Fonte: TJMG