As obras foram concluídas entre 2008 e 2010, sob a orientação da artista plástica Lionízia Martins. São expositores os alunos Aguimar Ferreira, Eliane Nogueira, Ma. Benedita Cavalini, Marceli de Fátima, Suely Alves, Íris Ribeiro e Clayton de Oliveira, todos filiados ao grupo Artes Integradas do Camaru (AICA). Para a orientadora, as pinturas expressam “a vida no campo em sua plenitude, bem como a oportunidade para o homem urbano conhecer um pouco mais de suas origens rurais”.
Na abertura da Mostra, a dupla sertaneja Mota e Rei Gasparito homenageou o artista uberlandense Pena Branca, falecido no último dia 08 de fevereiro. O juiz diretor do Foro, Joemilson Donizetti Lopes, na oportunidade, ressaltou a importância do Espaço Cultural Forense, no anexo II, e o deu por inaugurado. Agora, segundo juiz, o Espaço poderá abrigar não só uma, mas duas exposições ou atividades culturais ao mesmo tempo.
O Espaço Cultural Forense é coordenado pela Assessoria de Comunicação Institucional – Núcleo Fórum Abelardo Penna, e pode ser visitado de segunda a sexta-feira, nos horários compreendidos entre 12 e 18h no Fórum Abelardo Penna, praça Prof. Jacy de Assis, s/n - centro. A entrada é franca.
Fonte: TJMG