fernandopessoasite.jpgCerca de 200 pessoas, entre magistrados, pensionistas, familiares e convidados, estiveram nesta quinta-feira, 3, no Salão de Festas da Amagis para assistir ao espetáculo “Nós em Fernando Pessoa”. A vida e obra de um dos maiores poetas de todos os tempos foram apresentadas pelo grupo teatral “Nós”. A apresentação contou com o apoio da Amagis e teve o cunho social e toda a renda obtida foi revertida ao Núcleo de Trabalho e Integração Social (Nutris), projeto social mantido pela magistratura mineira em Belo Horizonte.

A pensionista Lucinda Alvarez de Oliveira Leite, idealizadora do Nutris, ficou muito satisfeita com a apresentação da peça. “Estou encantada com a festa e agradecida a todos pela alegria, e pela solidariedade. Quero também agradecer a toda turma do Rio Grande do Sul, que esteve aqui conosco”, afirmou a pensionsita, se referindo ao grupo de pensionistas gaúchas que estiveram na sede da Amagis nesta quinta-feira e também assistiram ao espetáculo.

A pensionista Delenda Faria Campos também ficou encantada e, em nome do Nutris, agradeceu a todos pela iniciativa. “Foi uma apresentação muito bonita, só tenho a agradecer porque vai nos ajudar bastante”, disse.
A diretora de Pensionistas da Amagis, Marlene Maria Fernandes, agradeceu a presença de todos e destacou a importância de contribuir para o Nutris, que hoje atende a mais de 200 crianças. “Todo o trabalho na creche, idealizada por Lucinda Alvarez, tem sido levado adiante, com a ajuda e colaboração de muita gente, e, esta noite, com a colaboração de todos vocês, inclusive do Grupo Nós”, afirmou.

Maria Helena Pozzebon, pensionista do Rio Grande do Sul, elogiou a solidariedade apresentada com o evento. “Ficamos encantadas e não imaginávamos que poderia ser tão interessante. A peça foi uma maravilha, é um significado profundo que o grupo conseguiu deixar leve. E a ideia de beneficiar a creche Nutris representa um trabalho maravilhoso”, afirmou.

A procuradora de Justiça, Armênia de Oliveira Souza Rocha assistiu à peça e parabenizou a inicitavia. “Além de ter como objetivo a destinação dos recursos financeiros para a creche, o evento nos trouxe grande alegria. Eu ganhei a noite”, disse.

Para a diretora artística do Grupo Nós, Ana Amélia Cabral, a solidariedade é fundamental nos dias de hoje. “Sem ela a gente não vai chegar a lugar nenhum. É maravilhoso ver este encontro, e é um prazer dobrado poder estar ajudando as crianças, que são o futuro deste país, é onde temos de investir, e cuidar”, afirmou.

Poeta

Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, em 1888, e morreu em 1935, com apenas 47 anos. A vida relativamente curta, contudo, não foi empecilho para a produção de uma obra poética considerada genial. Um dos muitos admiradores do trabalho de Pessoa é o renomado crítico literário Harold Bloom. No livro “Gênios”, em que ele descreveu o trabalho de 100 grandes nomes da literatura mundial, Bloom reservou um lugar para Fernando Pessoa dentro do capítulo sobre escritores visionários.

A criatividade de Pessoa, porém, se baseava fortemente na realidade, como revelou o escritor José Paulo Cavalcanti Filho, autor da mais recente biografia do poeta. No livro, Cavalcanti explica o processo de criação de cada um de seus famosos heterônimos e revela que eles foram baseados em pessoas e fatos de sua vida cotidiana. Quem comparecer ao evento preparado pela Amagis terá a oportunidade de entrar nesse mundo e conhecer um pouco mais desses personagens que deram vida à poesia pessoana.