A juíza titular da Vara Infracional da Infância e Juventude de Belo Horizonte, Valéria da Silva Rodrigues, presidente do Conselho Gestor do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH), assina hoje, 18 de maio, às 16h30, convênio, por intermédio da Subsecretaria Anti-drogas do Estado de Minas Gerais, com a Associação Brasileira Comunitária para a Prevenção do Abuso de Drogas (ABRAÇO), Associação Imagem Comunitária (AIC) e a International Karate Do Organization Miyamoto Damashiia.
O convênio vai oferecer àqueles adolescentes, que tenham processo na Vara Infracional de Belo Horizonte, atendimento especializado por meio de métodos e práticas terapêuticas, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os adolescentes que forem encaminhados para o projeto terão a oportunidade, segundo a Vara Infracional, de "assimilar o equilíbrio e a cognição inerentes à doutrina oriental por intermédio do karatê que, mais do que uma arte marcial, será o veículo de transmissão de valores. A intenção é que esse esporte transmita as bases que permitam aos jovens serem ressocializados com toda a dignidade e respeito à sua individualidade".
O convênio é também o resultado de um projeto-piloto do ano de 2008, em que alguns adolescentes da Vara Infracional foram acompanhados por essas ONG´s e puderam receber uma medida socioeducativa diferente da vertente punitiva, que é apontada como solução à prática de atos infracionais.
A assinatura do convênio será hoje, às 16h30, no gabinete da juíza Valéria Rodrigues, localizado no CIA, rua Rio Grande do Sul, 604 - Barro Preto.
Fonte: TJMG