A primeira atividade do “Programa de Capacitação em Poder Judiciário” começou com a palestra do professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio), José Ricardo Cunha, com o tema “Ética e Poder Judiciário”. Por meio da filosofia, o professor buscou introduzir as noções básicas, teóricas e essenciais para a compreensão da questão ética e de sua aplicação prática, seja na gestão do Poder Judiciário, na atividade jurisdicional ou na sociedade em geral.

Segundo Cunha, a discussão da ética é importante em todos os segmentos da sociedade. “Se a gente considerar que a ética é, fundamentalmente, a consideração pelo outro e o respeito pelo outro, se torna imprescindível discutir ética na vida em geral e também dentro do Poder Judiciário. A gente precisa é que todas as instâncias judiciárias e todos os Magistrados sejam movidos por um sentimento de consideração pelo jurisdicionado. A sociedade precisa dessa atenção, por isso, é tão importante debater ética”.

Ainda, durante a aula, o professor exibiu o filme "Ally McBeal- Garoto para o Mundo", do diretor Thomas Schlamme, que trata da vida de uma Juíza que tenta ajudar um travesti a sair da rua. Após o vídeo, os participantes se dividiram em grupo para debater os assuntos levantados na trama, e cada grupo expôs suas conclusões à turma.

O “Programa de Capacitação em Poder Judiciário” é oferecido pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), em parceria com a FGV-Rio e conta com mais de 40 horas-aula. Todas as atividades ocorrerão na sede da AMB, em Brasília, até a próxima sexta-feira (13/05). Assuntos relacionados à gestão e orçamento; inovações tecnológicas no Poder Judiciário, gestão de informação e de serventias Judiciais também estão previstas na pauta de discussão.

Fonte: AMB