O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) acaba de ser eleito o novo presidente do Senado Federal para um mandato de dois anos. Ele obteve 61 votos, contra 10 do senador José Medeiros (PSD-MT).Foram contabilizados 10 votos brancos.A sessão, a primeira de 2017, foi conduzida pelo então presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Uma vez eleito, Eunício Oliveira vai abrir e comandar uma nova sessão: a que vai escolher os integrantes da Mesa Diretora, que é composta por dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes dos secretários.

Eunício Oliveira

Foto: Divulgação Senado

O novo presidente acumulará a função com o comando do Congresso Nacional – instituição formada pela união da Câmara e do Senado. Além do poder político, Eunício Oliveira será o segundo na linha de sucessão da Presidência da República.

Antes de começar a votação, o novo presidente da Casa, que é aliado do Palácio do Planalto, citou a crise econômica e usou parte do seu discurso para defender a necessidade do Senado aprovar as reformas propostas pelo governo Michel Temer, como a da Previdência. “O Senado tem a obrigação de trabalhar com os demais poderes para implementar ações que coloquem o Brasil no trilho do crescimento”, disse.

Em suas últimas intervenções no cargo, o senador Renan Calheiros afirmou que o senado manteve a altivez e a responsabilidade esperadas durante um período árido do Brasil.