Na próxima sexta-feira, 20 de março, o Processo Judicial eletrônico (PJe) será apresentado a magistrados, servidores e comunidade jurídica da comarca de Ribeirão das Neves. O evento será realizado às 9h, no salão do Tribunal do Júri do Fórum Criminal (avenida dos Nogueiras, 136, Centro).

A atividade contará com mensagem do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, exibição de vídeo com informações e depoimentos referentes à plataforma PJe e palestra motivacional com o psicólogo Elias Alves da Costa.

Para se adaptarem à nova realidade, magistrados e servidores participam de treinamento teórico e prático ministrado por instrutores capacitados. Na comarca, o peticionamento eletrônico das novas ações da 1ª e da 2ª Varas Cíveis e da Vara de Família e Sucessões passa a ser obrigatório a partir do dia 22 de abril.

O Processo Judicial eletrônico (PJe-CNJ) é um sistema de informática desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com os tribunais para a automação do Judiciário. No TJMG, o sistema foi implantado em setembro de 2012 como projeto-piloto nas Varas Regionais do Barreiro e vem sendo estendido gradativamente para a Justiça Comum de Primeira Instância, conforme cronograma da Presidência.

Para operar o PJe, advogados devem se cadastrar no sistema. Acesse ainda no Portal TJMG respostas às dúvidas mais frequentes dos usuários.



Fonte: TJMG