Em comemoração aos 36 anos da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promoveu uma série de eventos nesta terça-feira, 20. Na oportunidade, houve a inauguração da fotografia do desembargador Joaquim Herculano na galeria de ex-superintendentes da Ejef, o lançamento da Biblioteca Digital do TJMG e a distribuição impressa da coletânea “Gotas da Língua Portuguesa”. O presidente da Amagis foi representado pelo juiz Maurício Soares, vice-presidente de Saúde.
O 2° vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Baía Borges, destacou a importância do trabalho realizado pela Escola e a participação fundamental de magistrados e servidores para transformar a Ejef em uma escola do futuro. O presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano, afirmou estar grato com a homenagem recebida e lembrou de antigos magistrados que ajudaram a criar a Ejef e de seus tempos como superintendente da instituição.
Biblioteca digital
Tendo em vista a missão da Ejef, de disseminar o conhecimento especializado do TJMG, foi criada a Biblioteca Digital (BD-TJMG), com o objetivo de armazenar, preservar, divulgar e dar acesso, em formato digital, a documentos de diversas áreas ou de interesse do Poder Judiciário, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na internet e maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento na sociedade.
As informações da BD-TJMG são apresentadas em suportes como livros, periódicos, áudios e vídeos e podem ser acessadas gratuitamente, além de oferecer acesso à biblioteca da Editora Fórum. Desembargadores, juízes e servidores do TJMG interessados em publicar suas obras na BD-TJMG podem enviar para o e-mail da biblioteca: cobib@tjmg.jus.br. A BD-TJMG já pode ser acessada na aba “Documentos e Publicações” do site do Tribunal ou pelo endereço: http://bd.tjmg.jus.br
Livro e homenagem
No dia 27 de agosto, será lançado o livro de autoria do desembargador Rogério Medeiros, “Perfil Contemporâneo da Justiça Brasileira”, e será feita uma homenagem póstuma ao magistrado José João Calanzani, criador do projeto “Gotas da Língua Portuguesa”, que busca, de modo objetivo e sintético, apresentar informações gramaticais, segundo a técnica do português instrumental, com ênfase nos recursos da língua mais utilizados no dia a dia das atividades do TJMG.
Ejef
A Escola Judicial foi criada em 1977, na gestão do então presidente do TJMG, desembargador Edésio Fernandes, cujo nome foi conferido posteriormente à escola em sua homenagem. A Ejef é responsável pela seleção, formação e desenvolvimento contínuo de servidores e magistrados no âmbito do Poder Judiciário mineiro, e pela disseminação do conhecimento especializado da Instituição.