Foi inaugurado ontem, dia 12, o retrato do ex-diretor do Foro da Capital, juiz Marco Aurélio Ferenzini, membro do conselho gestor de saúde da Amagis, na Galeria de Retratos dos magistrados que exerceram a função na comarca de Belo Horizonte.
Marco Aurélio Ferenzini foi diretor do Foro no período de outubro de 2008 a junho de 2010, e atualmente é juiz da Vara de Precatórios Criminais de BH. Segundo ele, “é uma grande honra poder fazer parte dessa galeria, formada por colegas tão valorosos e importantes da magistratura mineira”.
No balanço de sua gestão, Ferenzini destacou a importância que o órgão tem em disseminar as propostas e políticas para a melhoria da prestação jurisdicional no Estado. “A direção do foro é o órgão que fomenta as propostas de mudanças, necessidades e demandas do Judiciário. Inclusive as posições do Tribunal de Justiça e do Judiciário nacional, de modo geral”,afirmou.
De acordo com o atual diretor do Foro da Capital, juiz Renato César Jardim, a gestão de seu antecessor foi desempenhada com extrema competência e dinamismo. Ainda segundo Jardim, grandes realizações foram alcançadas pela gestão passada, como a repaginação do antigo arquivo, tendo sido transformado hoje na central de arquivo forense, a remodelação da central de distribuição, passando a ter novas atribuições, e a descentralização da consulta processual, o que reduziu as filas no saguão da entrada principal e que passou a ter novos pontos dentro do foro.
O desembargador Alvim Soares, que esteve em sua primeira solenidade pública como corregedor-geral de Justiça, observou que o trabalho realizado na gestão do foro foi notável, e salientou sua qualidade. “Trabalho desempenhado com denodo em todas suas atribuições, e obteve um término de gestão extremamente vitorioso”, disse.
A Galeria de Retratos foi criada pela Corregedoria-Geral de Justiça através da portaria nº 212/2003, assinada pelo então corregedor- geral, desembargador Isalino Romualdo da Silva Lisboa.