O ex-diretor-geral do TRE de Minas Gerais Levindo Coelho Martins de Oliveira será homenageado pela Corte Eleitoral nesta sexta-feira (9). Ele será agraciado com a Medalha Desembargador Vaz de Mello. Na mesma solenidade, serão inaugurados os retratos dos ex-presidentes da Casa, desembargadores Kildare Carvalho e Brandão Teixeira, na galeria dos ex-presidentes. O evento ocorrerá a partir das 17 horas, no auditório Desembargador Leal da Paixão (Avenida Prudente de Morais, 320, 3º andar, Cidade Jardim). Ainda haverá, no mesmo dia, a reabertura do Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Minas Gerais, situado no mesmo prédio.
Natural de Ubá, Levindo Coelho ingressou no TRE-MG em agosto de 1965 e atuou em praticamente todas as secretarias do órgão, até chegar a diretor-geral - cargo que exerceu entre maio de 1992 e dezembro de 1994. Após se aposentar, em março de 1995, continuou a contribuir com a Justiça Eleitoral, pois, a convite do ministro Carlos Velloso, assumiu a Diretoria-Geral do Tribunal Superior Eleitoral, onde permaneceu até julho de 1996.
Após quatro anos de atuação como juiz na Corte do TRE-MG, iniciada em outubro de 1997, na classe de juristas, Levindo Coelho retornou ao Tribunal mais uma vez, como diretor-geral, cargo que exerceu entre abril de 2002 e abril de 2006.
Instituída em 14 de dezembro de 1999, a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Vaz de Mello é entregue anualmente, pelo TRE-MG, a personalidades ou entidades que contribuíram para o desenvolvimento e engrandecimento da Justiça Eleitoral. O patrono da Medalha, desembargador Vaz de Mello, recentemente falecido, foi presidente do Tribunal.
Ex-presidentes
O desembargador Kildare Gonçalves Carvalho presidiu o TRE de julho de 2010 a fevereiro de 2012. Natural de Bom Sucesso e bacharel em Direito, Kildare Gonçalves atuou como juiz do Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais, foi secretário de Estado (1986,1987 e 1994) e procurador geral do Estado de Minas Gerais (1991), além de corregedor do TRE (fevereiro a julho de 2010). É desembargador do Tribunal de Justiça, professor universitário e autor de diversas obras jurídicas, principalmente no campo do direito constitucional.
O desembargador José Altivo de Brandão Teixeira foi, entre fevereiro e julho de 2012, presidente do TRE – onde havia sido corregedor, a partir de julho de 2010. É natural de Ubá e graduou-se em Direito pela UFMG em 1969. Foi juiz de Direito em Porteirinha, Lavras, Conceição do Mato Dentro e Belo Horizonte, onde atuou como juiz eleitoral. Integrou o Tribunal de Alçada do Estado de 1991 a 2001, quando foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça. É mestre em Direito Administrativo e já atuou como professor, na área de direito, em várias instituições de ensino.
Fonte: TRE