A Amagis promoveu, nesta terça-feira (5/8), palestra com o ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy, em parceria com o Safra Private Banking. O evento aconteceu na sede da Associação e foi transmitido ao vivo, reunindo magistradas, magistrados e familiares para uma reflexão sobre os desafios econômicos atuais.

Assista aqui à palestra na íntegra (a transmissão pode ser acessada apenas pelos associados à Amagis, sendo necessária a utilização dos dados do cadastro - login e senha).

A presidente da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, abriu o encontro e ressaltou a importância da interlocução entre o Poder Judiciário e setores estratégicos da sociedade. “Nosso objetivo aqui é proporcionar um momento de reflexão e diálogo sobre as perspectivas econômicas do Brasil e do mundo, com base na experiência e no saber do ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy”, afirmou.

Em tempos de transformações intensas e desafios complexos, Rosimere Couto destacou como o conhecimento econômico contribui para o exercício da magistratura. “Compreender o contexto econômico hoje é essencial. Ele influencia decisões judiciais em áreas como direito tributário, direitos sociais e políticas públicas. Por isso, valorizamos iniciativas que promovam o diálogo entre a magistratura e áreas de conhecimento que impactam diretamente o exercício jurisdicional”, disse.

A superintendente executiva do Safra Private Banking, Andrea Carvalheira, enfatizou o compromisso da instituição com a excelência e reforçou a necessidade de informação de qualidade diante de um cenário global em constante transformação. “A economia se redefine diante de novos desafios, sejam eles geopolíticos, tecnológicos, fiscais ou sociais. Estar bem informado torna-se mais do que um diferencial. Passa a ser uma necessidade, para que possamos tomar boas decisões, com clareza e responsabilidade”, observou.

Palestra

Ao iniciar sua exposição, Joaquim Levy agradeceu o convite da Associação e destacou a satisfação de estar em Minas Gerais e falar para magistradas e magistrados do estado. “É uma grande satisfação estar na Amagis e compartilhar reflexões com pessoas que exercem um papel tão importante em nossa sociedade. Para mim, é uma honra falar para um público tão qualificado”, afirmou.

O ex-ministro apresentou uma análise abrangente do cenário econômico global, com ênfase nos Estados Unidos, e destacou o atual momento de transformações impulsionadas por iniciativas que geram repercussões em diversos países. Para ilustrar o panorama internacional, Levy utilizou uma metáfora: “O cenário é como um céu com nuvens. Existem, sim, nuvens escuras — que representam os desafios —, mas também há espaços claros e iluminados. O importante é saber navegar para evitar as tempestades”, disse.

Joaquim Levy abordou ainda os impactos do aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos ao Brasil e analisou as consequências para as exportações brasileiras e o consumo interno dos norte-americanos. Temas como inflação, emprego, renda das famílias e os efeitos da inteligência artificial sobre o mercado de trabalho também foram discutidos, com reflexões sobre os desafios e oportunidades para o Brasil.