O desembargador do TJMG Antônio Lucas Pereira foi homenageado durante a inauguração do Fórum da Comarca de Abaeté, na última sexta-feira, 11/3. O novo edifício do Fórum da Comarca recebeu o nome do desembargador, que faleceu em 2018.


Juízes Luiz Carlos Rezende e Marcelo Lucas Pereira durante homenagem ao desembargador Antônio Lucas Pereira



O juiz Marcelo Augusto Lucas Pereira, da Vara de Execuções Criminais de Belo Horizonte, e que é filho do desembargador Antônio Lucas Pereira, discursou durante a inauguração do prédio e disse que o pai sempre se preocupou com a região e dedicou sua vida ao Poder Judiciário mineiro.

“Penso, de toda a sorte, sr. Presidente, que a escolha do nome de meu saudoso pai é um reconhecimento aos seus mais de 40 anos de total dedicação à Magistratura, durante os quais nunca se esqueceu desta terra, sempre se empenhando em ajudar a justiça local, sonhando com a sua evolução e prosperidade”, disse, emocionado, o juiz Marcelo Lucas.

Além disso, o filho do homenageado destacou sua gratidão, em nome de toda a família, por esse reconhecimento a seu pai. “Sentimo-nos verdadeiramente dignificados e honrados com a eleição do nome de meu pai, minha grande referência na vida profissional, a quem, neste instante, parabenizo pelo trabalho que desenvolveu, na certeza de que assiste a esta solenidade, em corpo presente. Em meu nome, de minha mãe, irmãos e demais parentes, apresentamos a nossa mais profunda gratidão”, disse. Também estavam presentes, a viúva do desembargador, Maria Mercês Lucas Pereira, e os filhos Gilberto e Cassio Lucas Pereira.

Leia aqui o discurso do juiz Marcelo Augusto Lucas Pereira na íntegra.

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, foi servidor na 5ª Vara Cível de Belo Horizonte quando o desembargador Antônio Lucas Pereira, então juiz, era o titular. O presidente da Amagis prestou comovente homenagem ao desembargador Antônio Lucas, quando do seu falecimento em 2018. Luiz Carlos enalteceu o espírito humilde e sereno, além do exemplo de pai e ser humano que foi o desembargador. Leia aqui o texto completo do presidente da Amagis.

 

 

Homenagem

Em seu discurso na inauguração do Fórum de Abaeté, o presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, destacou que o desembargador Antônio Lucas Pereira deixou um importante legado para a Magistratura mineira, tendo disseminado a paixão pelo Direito entre os seus. “O irmão, o querido desembargador José Eustáquio Lucas Pereira, que temos a alegria de ter conosco hoje, nesta solenidade, e os filhos: o juiz Marcelo Augusto Lucas Pereira, titular da Vara de Execuções Criminais de Belo Horizonte; o advogado Cássio Luiz Lucas Pereira; e o oficial de justiça do TJMG Gilberto Henrique Pereira”, lembrou o presidente.

Disse ainda que o desembargador Antônio Lucas Pereira foi um homem público imbuído de grande senso de dever cívico, íntegro e devotado à Justiça mineira. “Um filho orgulhoso da terra, agora recebe mais esta justa homenagem”, disse.

O desembargador José Eustáquio Lucas Pereira, do TJMG agradeceu a homenagem ao irmão e afirmou que o município é um celeiro de intelectuais que, ao longo dos anos, se destacaram na sociedade brasileira, principalmente na área do Direito.

Trajetória

O desembargador Antônio Lucas Pereira nasceu em 1941, na cidade de Abaeté, cursou parte do ensino fundamental na cidade, mas também estudou em Divinópolis e na capital mineira. Em 1975, se formou em Direito e, em 1980, ingressou na Magistratura, como juiz de direito em Mato Grosso do Sul.

Após ser aprovado em novo concurso público se tornou juiz do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em 1982, tendo atuado nas Comarcas de Arcos, Francisco Sá, Caeté, Ouro Preto e Belo Horizonte. Foi promovido a desembargador em 2005, traçando uma trajetória coroada de honrarias.

Comissão de Recepção de Autoridades, Honrarias e Memória

A Comissão de Recepção de Autoridades, Honrarias e Memória, do TJMG, responsável por outorgar este tipo de homenagem, é formada pelos seguintes magistrados: Gilson Soares Lemes, Tiago Pinto, Kildare Carvalho, Mácia Milanez, Antônio Carlos Cruvinel e Wander Marotta.