O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e diretor de Patrimônio da Amagis, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, e o desembargador do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, Rúbio Paulino Coelho foram homenageados pelo Comando da 4ª Região Militar com a “Medalha do Exército Brasileiro”. A solenidade foi realizada nesta sexta-feira, dia 19 de abril, e a honraria foi entregue pelo comandante do grupamento, general de divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, na sede da instituição em Belo Horizonte. A homenagem representa o reconhecimento ao magistrado pelo relevante serviço prestado em prol do interesse e do nome do Exército Brasileiro. Entre os presentes na solenidade estavam os ex-presidentes do TRE/MG, desembargadores Maurício Torres Soares e Rogério Medeiros; o ex-diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral, desembargador Paulo Tamburini; e o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, desembargador James Ferreira Santos.
O desembargador Octavio Boccalini, que também é presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), falou da alegria com a qual recebe a homenagem. “O Exército desempenha papel fundamental na defesa da soberania nacional e na manutenção da ordem e da segurança. Por isso é uma grande honra ser agraciado pela instituição como um reconhecimento do trabalho conjunto e do espírito de colaboração entre as diversas esferas da sociedade. Durante toda minha jornada, tenho buscado servir com dedicação e comprometimento, em prol do bem comum e do fortalecimento das instituições que compõem nosso País”, afirmou.
O evento faz parte das comemorações do Dia do Exército. Para celebrar essa data, a 4ª Região Militar (4ª RM), “Região das Minas do Ouro”, mais alto Escalão do Exército Brasileiro em Minas Gerais, realizou uma solenidade militar em seu quartel.
Durante a solenidade foram entregues também condecorações como: Diploma de Colaborador Emérito; a Medalha Militar e a Medalha Corpo de Tropa, concedidas a militares em razão do tempo de serviço prestado; e a Medalha Ordem do Mérito Militar, concedida pelo Presidente da República para militares que tenham prestado serviços relevantes ao país, especialmente às Forças Armadas.
A Medalha do Exército Brasileiro foi criada pela Portaria do Comandante do Exército nº 219, de 14 de março de 2016, com a finalidade de distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, militares estrangeiros, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares, bem como suas Organizações Militares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.