ju_za-tain_.jpg

O Fórum de Rio Paranaíba sedia a segunda exposição de pinturas em tela, de autoria dos alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Rio Paranaíba, sob coordenação da professora Renata Cristian Barbosa e do diretor Daniel Barbosa de Oliveira. Os trabalhos são supervisionados pela juíza da comarca, Tainá Silveira Cruvinel.

A exposição acontece até o dia 14 de agosto de 2014 e teve inspiração nas frases do Projeto Atitude Legal, coordenado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). As obras retratam a importância da humanização da Justiça, utilizando a simbologia do abraço como forma de inclusão e transformação social. Segundo a professora Renata Barbosa, o objetivo principal deste trabalho é resgatar a autoestima do aluno.

A juíza da comarca, Tainá Silveira Cruvinel, esclareceu que a primeira exposição aconteceu em fevereiro de 2014 e teve por objetivo oferecer à população de Rio Paranaíba o acesso às pinturas, já que elas refletem a pureza do amor verdadeiro e da amizade sincera, proporcionando especial sensação de paz interior.

Devido ao grande sucesso da primeira exposição, foi firmada parceria entre a magistrada e a professora da APAE para confecção de novas obras, com inspiração nas frases do Projeto Atitude Legal. Essas frases refletem o engajamento do TJMG nos trabalhos em prol da humanização da Justiça e demonstram a importância do papel social do Poder Judiciário moderno, segundo a magistrada.

A aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade consiste em relevante instrumento de promoção da cidadania e de transformação da realidade social, por ser uma forma de valorizar as pessoas e proporcionar-lhes a sensação de que são respeitadas e enxergadas pela Justiça.

Para a magistrada, as verdadeiras conquistas alcançadas em prol da coletividade surgem da parceria entre os diversos segmentos sociais e autoridades locais, sendo que essa exposição de artes é uma forma fraternal de dizer que a família forense da comarca de Rio Paranaíba é parceira da APAE.


“Por isso, agradeço de coração o presente que essa turma de pessoas tão doces trouxe ao Fórum. Os quadros nos proporcionaram extrema alegria e são bálsamo para aliviar o cansaço do dia a dia forense”, finaliza a juíza.

As pinturas expostas no Fórum não estão à venda, mas, a partir de 22 de agosto de 2014, os interessados em adquirir as obras dos alunos da APAE poderão visitar outra exposição, que acontecerá na sede do Banco do Brasil de Rio Paranaíba. Interessados em patrocinar os trabalhos desse grupo de alunos poderão manter contato com a APAE de Rio Paranaíba.

Fonte: TJMG