A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais realizou na noite desta quinta-feira, 4/4, cerimônia em comemoração aos 150 anos de criação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O juiz Richardson Xavier Brant, diretor-executivo da Emajs, representou a Associação na solenidade.
Foram homenageados magistrados da Corte mineira que integram e integraram a faculdade como professores da instituição. Entre eles, os desembargadores José Marcos Rodrigues Vieira, Marcelo de Oliveira Milagres e Humberto Theodoro Júnior.
Também homenageado, o magistrado e patrono da Magistratura mineira, Raphael de Almeida Magalhães, que lecionou processo civil e comercial na Faculdade de Direito de Belo Horizonte, hoje da UFMG, foi lembrado durante a cerimônia por sua trajetória no Judiciário e na vida acadêmica. Raphael Magalhães foi capa de edição especial da Revista MagisCultura, da Amagis. A publicação conta com prefácio do bisneto de Raphael Magalhães, Rodrigo Magalhães, que também é professor da Faculdade de Direito da UFMG.
O professor e desembargador aposentado Humberto Theodoro disse ter recebido com grande honra a homenagem da Faculdade de Direito, onde lecionou por décadas. “A vida universitária é tão relevante para o direito como a vida na magistratura. As duas instituições são responsáveis pela efetivação do direito no dia a dia. Os estudantes que se formam na faculdade são responsáveis pela construção da Justiça. Tenho muito orgulho de ter atuado nas duas instituições”, destacou.
O desembargador José Marcos Rodrigues Vieira, que exerce atividades nas duas instituições, também afirmou se sentir honrado por ser homenageado na solenidade. “Tenho grande orgulho de ter esta dupla trajetória, sendo que minha função como professor é mais antiga que a minha função de desembargador”, disse.
O desembargador Marcelo Milagres não pôde comparecer ao evento por estar em viagem a Brasília, mas enviou um texto no qual enfatizou a importância da Faculdade de Direito e do Tribunal de Justiça no mundo jurídico. Ele citou os grandes nomes que ajudaram a construir as duas instituições e parabenizou a todos os homenageados. O texto foi lido pela vice-diretora da Faculdade de Direito, professora Mônica Sette Lopes.
Para o diretor da Faculdade de Direito da UFMG, professor Hermes Vilchez Guerrero, as duas instituições sempre caminharam juntas, e a solenidade não é apenas uma homenagem, mas sim um “grande reconhecimento dos grandes e valorosos serviços que prestaram e prestam para a população”.
O presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu do diretor da Faculdade de Direito da UFMG uma placa em homenagem ao Tribunal. As trajetórias da Faculdade de Direito da UFMG e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na avaliação de José Arthur Filho, se entrelaçam em muitos pontos. “Ao longo dos 131 anos de história da faculdade, um seleto grupo de aproximadamente 30 desembargadores lecionou na instituição, deixando um indelével legado”, afirmou.