No último mês de dezembro, o programa Fale com a Direção do Foro foi revitalizado e ampliado para todos os prédios da Justiça de 1ª Instância da Capital, tendo recebido todo o apoio do Juiz Diretor do Foro, Marco Aurelio Ferenzini.

Nesta nova fase, além da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), participam do projeto a Direção do Foro, a Diretoria Administrativa, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (Seac) e a Secretaria de Padronização, Suporte ao Planejamento e à Ação Correicional (Sepac), órgão da Corregedoria-Geral de Justiça. Foi a cooperação entre esses órgãos que viabilizou a volta do projeto, além de garantir mais agilidade na análise e no pronto atendimento às solicitações.

As urnas estão distribuídas em pontos estratégicos dos prédios e as sugestões serão recolhidas quinzenalmente. As respostas por escrito serão enviadas àqueles cidadãos que se identificarem através do formulário.

Alguns pedidos são recorrentes, como a instalação de ar condicionado central no Fórum Lafayette, que esbarra em entraves de natureza arquitetônica e orçamentária, mas, a longo prazo, o setor competente do Tribunal de Justiça poderá encontrar uma solução viável para o problema; ou a melhoria nos serviços bancários, principalmente no que diz respeito à longa espera na fila para a liberação de alvará judicial, que está sendo objeto de análise pela Agência Tribunais do Banco do Brasil.

Outras demandas já estão em fase de resolução, como a melhoria do refeitório, a reforma dos elevadores do Fórum Lafayette e a implantação do novo sistema de câmaras de segurança interna e externa.

Interessados em contribuir com a melhoria da prestação jurisdicional por meio do Fale com a Direção do Foro podem preencher o formulário do programa e depositá-lo nas urnas que estão colocadas em todos os prédios da Justiça de 1ª Instância da comarca de Belo Horizonte ou através do e-mail faledirecaoforobh@tjmg.jus.br

Fonte: TJMG