MiltonAMB

Faleceu na madrugada de 25 de dezembro o desembargador Milton dos Santos Martins, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul no biênio 1994-1995 e ex-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros entre 1986 e 1987. Também presidiu a Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris).

Uma das principais causas defendidas por Milton Martins foi a instalação dos juizados de Pequenas Causas em todo o país como forma de ampliar o acesso da população à Justiça. Para o presdiente da AMB, conterrâneo de Martins, o desembargador é um exemplo para a magistratura nacional, tanto pelo engajamento associativo quanto pela preocupação em tornar o Poder Judiciário mais democrático e acessível.

Martins nasceu em Soledade (RS), em 1 de julho de 1930. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) em 1955. Quatro anos depois ingressou na magistratura; atuou como juiz nas comarcas de Iraí, Taquari, Caçapava do Sul, Alegrete, Passo Fundo e Porto Alegre.

Chegou ao antigo Tribunal de Alçada do Rio Grande do Sul em 1975 e, três anos depois, tornou-se desembargador do TJRS. Martins também presidiu o Tribunal Regional Eleitoral do RS entre 1986 e 1988.

O desembargador faleceu na madrugada do dia 25, em Torres (RS), para onde havia ido passar as festas de Natal e Fim de Ano com a família. Seu corpo foi cremado em solenidade na manhã desta sexta-feira (26) no Crematório Metropolitano de Porto Alegre, onde o corpo foi velado.

Fonte: AMB