No ano de 1997, duas comemorações marcaram a relevância da criação e da instalação do Tribunal da Relação em Ouro Preto e da sua transferência para a nova Capital.
No mês de fevereiro, a solenidade presidida pelo desembargador presidente, Márcio Aristeu Monteiro de Barros, celebrou os 123 anos da instalação da Relação em Ouro Preto, ocorrida a 3 de fevereiro de 1874. Na ocasião, um selo comemorativo foi lançado, para circulação entre 3 e 9 de fevereiro, trazendo em seu desenho a balança da justiça.
Na gestão do desembargador Paulo Tinôco, em 5 de agosto, seria a vez de comemorar os 100 anos da transferência da Corte Mineira de Ouro Preto para Belo Horizonte, e também os 124 anos do Decreto Imperial nº 2342, de agosto de 1873, o qual criou a Relação de Ouro Preto.
Na programação, missa em ação de graças; sessão solene do Tribunal Pleno, com lançamento, juntamente com os Correios, de um carimbo comemorativo do centenário; descerramento de placa alusiva à data; concerto da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar e exposição da Memória do Judiciário no hall do Anexo I.
A mostra itinerante do “Fato do Mês” estará aberta ao público no Palácio da Justiça (8 a 11 de julho), Unidade Raja Gabaglia (15 a 18 de julho); Fórum Lafayette (22 a 25 de julho) e Anexo I (29 de julho a 1º de agosto). Outras informações pelo (31) 3237 6224 ou pelo correio eletrônico mejud@tjmg.jus.br.