Fernando Pimentel, do Partido dos Trabalhadores, é o novo governador de Minas Gerais. Mesmo ainda faltando 10% de urnas a serem apuradas, o petista conta com mais de 52,76% dos votos válidos e, assim, o ex-prefeito de Belo Horizonte conquista a vaga no Palácio Tirantes ainda no primeiro turno das eleições. Com a vitória, ele finda a sequência de vitórias do PSDB no Estado, que vem desde 2002.

O tucano Pimenta da Veiga (PSDB) terminou na segunda colocação, tendo conquistado 42,10% dos votos válidos. Tarcísio Delgado, do PSB, fica em terceiro, com 3,94%.

O clima no comitê de campanha do PT já é de comemoração. A equipe de assessores já gritam a vitória e o nome de Fernando Pimentel como o novo governador do Estado. Do lado de fora do QG petista, centenas de militantes também comemoram a vitória.

Até o momento, Pimentel e representantes da campanha ainda não chegaram ao comitê. Jornalistas de vários veículos aguardam a chegada do petista, que deverá participar de coletiva.

Histórico

Fernando DaMata Pimentel nasceu no dia 31 de março de 1951, em Belo Horizonte.

Sua trajetória política se iniciou na luta contra o regime militar. Em 1970, no Rio Grande do Sul, foi preso pela ditadura, permanecendo detido até 1973.

Após sair da cadeia, Fernando Pimentel ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980. Economista e professor, ele foi eleito vice-presidente da Associação dos Professores Universitários de Belo Horizonte em 1985. Quatro anos mais tarde, tornou-se presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais.

O primeiro cargo público de Fernando Pimentel foi o de secretário de Fazenda da Prefeitura de belo Horizonte, em 1993, durante o governo de Patrus Ananias. Em 1997, já com Célio de Castro na Prefeitura, Pimentel passou ao cargo de secretário de Governo, Planejamento e Coordenação Geral.

Em 2000, ganhou o cargo de vice-prefeito no segundo mandato de Célio de Castro. No ano seguinte, assumiu a prefeitura após o afastamento do titular por problemas de saúde.

A presença na Prefeitura se estendeu até 2008 já que, em 2004, Fernando Pimentel foi reeleito por mais quatro anos à frente do Executivo municipal.

No ano de 2010, Fernando Pimentel disputou a eleição como candidato ao Senado, mas não obteve sucesso. No entanto, no mesmo ano, acabou tornando-se ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no governo da presidente Dilma Rousseff.

Em 2014, Fernando Pimentel se afastou da função em Brasília para se candidatar ao Palácio Tiradentes.

Fonte: O Tempo