Em clima de alegria e congraçamento, magistrados, pensionistas, familiares e amigos reuniram-se neste sábado, 29, na tradicional festa junina da Amagis, realizada no parque esportivo da Associação. Em meio a bandeirinhas, brincadeiras e muitas guloseimas, os convidados se divertiram ao som de forró e apresentação de quadrilha. Isso tudo sem esquecer o compromisso com a causa social, já que parte da renda arrecadada no evento será revertida ao Núcleo de Trabalho de Integração Social (Nutris), entidade mantida com o apoio da Magistratura mineira.
O evento foi tipicamente caipira: com balões, fogueiras, delícias como canjica, cocada, pé de moleque, espetinho, cachorro quente e salgadinhos, além de brincadeiras para os menores como pescaria, boca do palhaço e pula-pula. A banda Henrique Jota e Cia animou os convidados com o melhor do forró. A alegria ficou completa com apresentação de quadrilha das crianças atendidas no Nutris, que, vestidas a caráter, deram show e emocionaram a plateia.
O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, agradeceu a presença de todos e afirmou que a diretoria tem ampliado e diversificado os eventos destinados aos colegas magistrados como forma de enriquecer a convivência entre a classe. “A Amagis quer trazer os magistrados cada vez mais para a vida associativa, e eventos como este, que proporcionam momentos de congraçamento e união, são uma ótima oportunidade para isso”, afirmou.
Alberto Diniz também agradeceu a contribuição dos magistrados ao Nutris, já que um dos objetivos da festa é destinar recursos à instituição social. “Com a ajuda de cada um, podemos amparar aqueles que mais necessitam e transformar a realidade dessas crianças e jovens. É uma satisfação ver que uma entidade mantida pela Magistratura mineira está colhendo bons frutos, com o ingresso desses menores em uma sociedade mais digna”, destacou o presidente da Associação.
O vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis, juiz Jorge Paulo dos Santos, ressaltou que todo evento promovido pela Associação tem como objetivo o congraçamento da classe e a construção de uma relação sólida entre os colegas. Segundo ele, mais importante e nobre ainda é o sentido que se deu à festa com a destinação de recursos ao Nutris, considerada por ele a menina dos olhos dos magistrados mineiros. “É com muita alegria que a diretoria da Amagis se empenha na realização desses encontros. Outros virão. Portanto, conclamo todos os associados a prestigiarem as realizações da Amagis”, disse Jorge Paulo dos Santos.
A diretora do Parque Esportivo da Amagis, juíza Maria Isabela Fleck, destacou sua satisfação em ver o patrimônio da Associação ser palco de eventos que propiciam o entrosamento e a união entre os colegas, amigos e familiares. “Estou muito feliz por ver o parque receber este encontro, que é uma iniciativa da Comissão de Festas da Amagis. Estamos somando esforços nesta que é também uma oportunidade de fazermos o bem a quem precisa”, observou a magistrada.
A vice-presidente dos Aposentados e Pensionistas, juíza Marli Maria Braga Andrade, afirmou que os encontros promovidos pela Associação proporcionam o reencontro de magistrados da ativa, aposentados e pensionistas. “Isso é fundamental para a união da classe”, destacou.
Para a juíza Beatriz Junqueira Guimarães, eventos como este são uma ótima oportunidade de tirar os magistrados do cotidiano envolto em processos e questões complexas e trazê-los para um ambiente leve, para socializar com os familiares e os colegas. “Esta é uma festa para toda a família: crianças, adultos e idosos. É muito bom confraternizar com todos em um ambiente tão agradável e divertido. A Amagis está de parabéns”, afirmou a magistrada.
O diretor do Nutris, Ronaldo Ribeiro, destacou que a Amagis continua sendo a grande mãe da creche, dando a ela todo respaldo, carinho e ajuda para o trabalho social que é desenvolvido com as crianças. “Com suas contribuições mensais, os magistrados sempre nos ajudaram muito. Se não fosse esse gesto de amor, nosso trabalho junto aos menores não seria possível”, afirmou Ribeiro.
O Nutris
O Nutris atende, hoje, cerca de 350 crianças e jovens do bairro Mariano de Abreu, na zona leste de Belo Horizonte. O Núcleo de Trabalho e Integração Social (Nutris), fundado em 1989 por Lucinda Alvarez e mais 11 mulheres, todas esposas de juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), é hoje mantido por um convênio com a Prefeitura de Belo Horizonte e pelas contribuições voluntárias de pensionistas e magistrados mineiros. O atendimento proporciona às crianças saúde, alimentação, atividades de estimulação psicopedagógica, psicomotora, cognitiva e afetiva, visando a educação integral em conjunto com as famílias.
Funcionamento
O horário de funcionamento é de 7h às 17h, e, durante esse período, as crianças participam das diversas atividades, sempre supervisionadas pelos professores. Além de brinquedos distribuídos por salas de acordo com a faixa etária, há espaços como parquinho e casinha de bonecas, numa área de 1.000 m². São oferecidas quatro refeições por dia, com exceção dos berçários, que recebem cinco.
Como contribuir
Você também pode ajudar. Para contribuir com a instituição, é possível fazê-lo diretamente no Nutris ou, no caso dos magistrados e pensionistas, fazer a solicitação do documento de autorização para desconto em folha. O valor da doação é livre e toda quantia será de grande ajuda.
Para mais informações:
No Nutris: (31) 3485-6035 (Falar com Maria Nilza)
Na Amagis: (31) 3079-3471