Teve início nesta quinta-feira, 21 de agosto, em Belo Horizonte, o FestLabs Região Sudeste, que prossegue até amanhã, dia 22. O evento, que tem como tema “Horizontes colaborativos: inovação para o futuro”, trata da inovação no Poder Judiciário e reúne magistrados(as) e servidores(as) de todos os tribunais da região que atuam na transformação e modernização da Justiça, em um ambiente de colaboração, aprendizado e cocriação.

O encontro foi organizado pelos cinco tribunais sediados em Minas Gerais — Tribunal de Justiça (TJMG), Tribunal de Justiça Militar (TJMMG), Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3) — com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Amagis, da OAB-MG, da Asttter, da Ajufemg e do CREA-MG.

(Riva Moreira/TJMG)

O FestLabs tem como propósito fortalecer a cultura de inovação no Judiciário, com foco nos desafios específicos da região sudeste. A programação inclui o intercâmbio de boas práticas, a apresentação de soluções inovadoras e a realização de oficinas colaborativas entre os Laboratórios de Inovação.

A solenidade de abertura foi realizada na manhã de hoje e contou com a presença da presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, além dos presidentes do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior; do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira; do TRE-MG, desembargador Júlio César Lorens; do TJMMG, desembargador Jadir Silva; do TRT3, desembargadora Denise Alves Horta; da Ajufemg, juiz Mário de Paula Franco Júnior; e do CREA-MG, Marcos Torres Gervásio, entre outras autoridades. A abertura foi conduzida pela conselheira do CNJ, desembargadora federal Daniela Pereira Madeira, que destacou a importância da atuação conjunta dos laboratórios de inovação para encontrar soluções capazes de impactar diretamente a prestação jurisdicional.

Cooperação

Em seu discurso, o presidente do TJMG, desembargador Corrêa Júnior, ressaltou a honra de receber o FestLabs em Belo Horizonte e a importância da união entre os tribunais mineiros para fortalecer a cooperação institucional. “Essa honra se traduz numa esperança de que este encontro frutifique e traga ideias que melhorem o funcionamento do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, em especial, daqueles e daquelas que nos procuram. Aqui, os tribunais do estado de Minas Gerais estão verdadeiramente de mãos entrelaçadas”, disse o magistrado acrescentando que “a inovação deve estar de mãos dadas com a cooperação. E essa inovação, com cooperação, certamente trará benefícios a todo o Poder Judiciário e a todo cidadão e cidadã do Brasil”, afirmou.

A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, falou do orgulho da Associação em apoiar a realização do FestLabs e da importância da união entre as instituições para transformar ideias em práticas concretas. “A inovação é um caminho fundamental para que possamos oferecer um serviço mais ágil, eficiente e próximo das pessoas.”

 

O presidente do TRE-MG, desembargador Júlio César Lorens, também discursou e provocou uma reflexão aos presentes ao relembrar a fábula de Robinson Crusoé, personagem do escritor inglês Daniel Defoe, criado em 1719. Ele utilizou a metáfora da ilha para destacar a importância da ligação entre as “ilhas” — os tribunais, instituições e parceiros presentes no evento — para o fortalecimento e o aperfeiçoamento da Justiça.

O desembargador desejou um bom encontro a todos os participantes e, assim como as demais autoridades presentes, enfatizou a relevância do FestLabs para o aprimoramento dos serviços prestados pelo Judiciário.

Ao longo dos dois dias de evento, os participantes conhecerão experiências exitosas, debaterão desafios da região sudeste e participarão de oficinas práticas, reforçando a inovação como instrumento de cooperação e transformação no Judiciário.

Veja a programação completa e mais informações sobre o FestLabs aqui.