padre_guilherme.jpg
A tarde do último domingo, 16, foi especial para a comunidade da Diocese de Divinópolis e região. O ginásio poliesportivo da cidade de Itaúna ficou lotado para a cerimônia de ordenação de quatro diáconos. Mas o dia foi significativo ainda para a magistratura mineira, sobretudo para a família do desembargador Valdez Leite Machado, presidente da 14ª Câmara Cível do TJMG, pois seu filho Guilherme Machado era um dos diáconos que estavam se tornando padres.

Padre Guilherme, que atua em Carmo do Cajuru, irá celebrar sua primeira missa na Matriz de Sant'Ana, em Itaúna, no próximo domingo, dia 23 de fevereiro, às 19h30.

Em entrevista ao site da Rádio Santana FM, padre Guilherme contou que sempre trabalhou em projetos como Pastoral da Juventude, Grupo de Jovens e Tapete do Corpus Christi, além de servir como ministro da comunhão. Mas foi em 2004 que começou a pensar na possibilidade de consagração de vida a Deus.

“Quando chegou o fim de 2005, depois de participar dos encontros, de rezar e pensar muito, acabei escolhendo a possibilidade de me tornar padre diocesano. Foi o tipo de vida consagrada a Deus com o qual eu mais me identifiquei”, disse.

padre_guilherme_2.jpg
Em 2006, ele ingressou no Seminário São José, em Divinópolis, para o curso de filosofia. “Quando a pessoa pretende se tornar padre, tem que passar um período de oito anos de formação no Seminário, que incluem um ano inicial, que chamamos de ‘Propedêutico’. Depois mais três anos no curso de Filosofia. E depois mais quatro anos no curso da Teologia. Terminada a Teologia, acontece a ordenação para o primeiro grau do sacramento da Ordem, que nós chamamos de ‘Diaconato’. O diácono realiza as mesmas funções que o padre, exceto ouvir Confissões, consagrar a Eucaristia e dar a Unção dos Enfermos. Depois de um período trabalhando como diácono, que nós chamamos de ‘estágio diaconal’, o candidato recebe então o segundo grau do sacramento da Ordem, que é o chamado ‘Presbiterado’, ou seja passa a ser padre”, explicou padre Guilherme.


Veja abaixo um vídeo com momentos da ordenação de padre Guilherme.
{youtube}Oca0VJCRqOA{/youtube}

Fotos: Alan Vasconcelos