A questão dos filhos das mulheres presas no Brasil e a permanência dessas crianças nos centros penitenciários brasileiros são discutidas no livro ‘Filhos do Cárcere’, lançado nesta terça-feira, 19, pela promotora de justiça Vanessa Fusco Nogueira Simões, que é integrante do Conselho Penitenciário de Minas Gerais.
Em visitas regulares a diversas penitenciárias, a autora testemunhou a situação precária vivenciada por essas mulheres acompanhadas de suas crianças. Ao longo de 168 páginas, a promotora aborda o encarceramento feminino na América Latina e no Brasil.
Publicado pela editora Núria Fabris, o livro traz o prefácio escrito pelo presidente da Amagis e presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), Herbert Carneiro. No texto, o magistrado destaca a coragem e a visão humanitária da autora, que incita o Ministério Público e o Poder Judiciário brasileiros a terem uma nova postura frente à problemática posta na obra, de modo a escolherem a melhor opção para os filhos de mulheres encarceradas, a fim de evitar a violação de seus direitos de criança.
A solenidade de lançamento do livro foi realizada na Associação Mineira do Ministério Público de Minas Gerais (AMMP), em Belo Horizonte.